Publicidade
O setor de distribuição de combustíveis é, ao mesmo tempo, muito fragmentado e muito concentrado. Isso porque, por um lado, há mais de 140 distribuidoras no país e, por outro, mais de 60% do mercado está concentrado em três gigantes do setor (Vibra (VBBR3), ex-BR Distribuidora; Raízen (RAIZ4) e Ipiranga (UGPA3)). ALE Combustíveis fica em quarto lugar, com um faturamento em torno de R$ 20 bilhões.
Na quinta posição fica a RodOil, uma empresa de Caxias do Sul, fundada em 2006, que faz um trabalho de “formiguinha” para bater de frente com as gigantes. “Hoje, as pessoas já conhecem a RodOil, já associam meu nome com a empresa, mas quando comecei precisava bater de porta em porta”, diz Roberto Tonietto, fundador e CEO da RodOil, em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.
O tal “trabalho de formiguinha” também está associado à estratégia da companhia para crescer: em vez de focar em grandes centros, onde a competição é maior, a RodOil cresceu ‘pelas beiradas’, buscando cidades com menos de 100.000 habitantes. “As grandes distribuidoras não se interessam tanto por esse mercado porque o consumo é menor, o volume é menor, mas a competição também. Seguir essa estratégia nos deu fôlego e poder de penetração no mercado”, afirma Tonietto.
Continua depois da publicidade
Aos poucos, a rende começou a se expandir e, agora, já está em 8 estados (inclusive com bandeira própria). Em março passado, inaugurou uma nova operação na cidade de Rio Verde (GO). Com capacidade de atendimento de 20 municípios no estado de Goiás, a inauguração aconteceu em um importante corredor agrícola do país — uma das avenidas de crescimento da RodOil.
Meses antes, a empresa anunciou sua entrada oficial no mercado de distribuição na região Nordeste, com uma nova operação na cidade de São Francisco do Conde, na Bahia, mesmo município que abriga a Refinaria de Mataripe, da Acelen, que se tornou a terceira maior produtora de combustíveis rodoviários do Brasil no ano passado.
Fragmentação e consolidação
Embora seja um setor de gigantes, a fragmentação entre as pequenas empresas do setor representa mais uma avenida de crescimento para a RodOil. “Existe espaço e necessidade de consolidação entre as regionais que atendem uma pequena extensão geográfica”, diz Tonietto.
Continua depois da publicidade
Segundo o empreendedor, as pequenas distribuidoras estão ficando ainda menos competitivas porque a Petrobras (PETR4), que é a grande fornecedora, tem um preço uniforme para todos, independentemente da quantidade. Porém, as refinarias da Petrobras já estão, há algum tempo, sem conseguir suprir toda a demanda interna.
“É necessário importar. E aí o tamanho da empresa faz muita diferença porque quem compra em grandes quantidades, consegue uma melhor negociação”, resume, sem descartar a possibilidade da RodOil assumir essa frente de consolidação.
Gasolina na veia
Quando Tonietto fundou a RodOil, em 2006, ele já acumulava anos de experiência no comércio de combustíveis: sua família era dona de uma pequena rede de postos em Caxias do Sul e Tonietto começou a trabalhar na empresa familiar aos 12 anos. “Comecei muito cedo e fazia de tudo”, lembra.
Continua depois da publicidade
No final dos anos 1990, também foi presidente do sindicato de proprietários de postos de gasolina da região. “Como conhecia a operação de cabo a rabo, sabia quais eram as dores do negócio, as dificuldades. Isso faz muita diferença”, diz.
A história da RodOil, a expansão da companhia e seus planos para o futuro são o tema do episódio desta sexta-feira (26) do Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano de vida e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.
Continua depois da publicidade
O programa já recebeu nomes como o Fernando Simões, do Grupo Simpar; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.
Ricardo Bellino ensina
Como negociar e Persuadir
Aprenda a arte da persuasão com um negociador de elite; saiba como influenciar e convencer pessoas com as estratégias de Ricardo Bellino, um dos maiores dealmakers do Brasil.