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Quem são os campeões da Champions League em patrocínios?

Quartas-de-final da competição de clubes mais badalada do mundo começam nesta semana

Roberto de Lira

Manchester City levanta taça da Liga dos Campeões em 2023 (Divulgação/Manchester City)
Manchester City levanta taça da Liga dos Campeões em 2023 (Divulgação/Manchester City)

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Nesta terça-feira (9), começam as quartas-de-final do torneio de clubes de futebol mais badalado do mundo: a Champions League. Além de reunir as equipes mais ricas e grande parte dos atletas mais valiosos do planeta, a competição tem números de causar inveja a qualquer outro campeonato ou federação.

Desde 2021, por exemplo, a Uefa tem reservado um fundo total de prêmios que alcança cerca de € 2 bilhões a cada ano (US$ 2,1 bilhões). E esse número vai crescer para 2024/2025, porque serão incluídos mais clubes na competição.

Atualmente, o vencedor da Liga dos Campeões pode esperar ganhar cerca de € 130 milhões (mais de US$ 140 milhões), somando as premiações a cada fase.

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Para chegar ao elevado grau de competividade exigido, os clubes precisam de saúde financeira. E grandes marcas sempre estão interessadas no retorno oferecido.

Além dos gigantes fornecedores de material Adidas, Puma e Nike, as oito equipes que estão nas quartas-de-final neste ano estampam os logotipos de companhias aéreas, da área de telefonia, especialidades químicas e tecnologia.

O InfoMoney compilou e comparou os números referentes aos patrocínios de cada um dos oito melhores clubes, segundo dados da empresa GlobalData. Veja abaixo:

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Barcelona

O gigante Barcelona, que já levantou o troféu em cinco oportunidades, gera uma receita total de patrocínio superior a US$ 369,9 milhões para a temporada 2023/24, segundo as estimativa. O maior acordo vem da Nike, avaliado em US$ 169,32 milhões por ano. No total, o Barça tem acordos com 33 marcas. As cinco principais, que representam 76% da receita total, são a já citada Nike, Spotify, Estrella Damm, CaixaBank e Ambilight TV.

PSG

A receita do Paris Saint-Germain em patrocínios para o ano não tem uma estimativa precisa, mas é certamente superior ao US$ 324,2 milhões do ano anterior. O maior investimento individual vem da Nike, num acordo avaliado em US$ 90,93 milhões por ano. O clube tem contratos com várias outras marcas, como Qatar Airways, GOAT, Visit Qatar e Aspetar.

Manchester City

Atual campeão, o Manchester City tem uma receita de patrocínios estimada em mais de US$ 295,8 milhões, com o maior investimento individual vindo da Puma, num acordo avaliado em US$ 86,38 milhões por ano. Entre as 46 marcas que aportam no clube na temporada 2023/24, os seus cinco principais parceiros respondem por 70% da receita total. Além da Puma, se destacam Etihad Airways, OKX e a cerveja Asahi Super Dry.

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Real Madrid

A receita total de patrocínio do Real Madrid para a temporada 2023/24 é superior a US$ 278,8 milhões. O maior investimento vem da fornecedora de material esportivo Adidas, com um acordo avaliado em US$ 142,94 milhões por ano. O vencedor de 14 Champions League – recorde entre todos os participantes – abriga um total de 27 marcas na temporada, incluindo ainda a Emirates Airlines, BMW, Unicaja e Sanitas, entre outras.

Bayern

O gigante alemão Bayern Munich, que já venceu a Champions seis vezes, tem uma receita total de patrocínio que passa de US$ 263,5 milhões. A Adidas também faz o maior investimento individual, avaliado em US$ 67,09 milhões por ano. O clube tem várias marcas com destaque em toda sua operação esportiva e as que mais gastam são Deutsche Telekom (por meio da T-Mobile), Audi , Qatar Airways e Allianz.

Arsenal

O clube inglês tem uma receita total de patrocínio atual de mais de US$ 176,8 milhões. O contrato com a fornecedora Adidas, por exemplo, é avaliado em US$ 78,73 milhões por ano. Entre as outras 19 marcas que colocam recursos no clube em 2023/2024, se destacam Emirates Airlines, Visit Rwanda, Socios.com e eToro, entre outras.

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Borussia Dortmund

O alemão Borussia Dortmund, que já venceu a competição na temporada 1996/1997, fechou contratos de patrocínio com receita total superior a US$ 143,3 milhões na temporada passada, valor que deve estar muito próximo do atual. Só com a Puma, o contrato é avaliado em US$ 34,61 milhões anuais. As outras marcas patrocinadoras que mais gastam incluem 1&1, Signal Iduna, Evonik e GLS Group, entre outras.

Atlético de Madrid

O outro clube de Madri na competição, o Atlético, tem uma receita de patrocínio até modesta se comparada com os demais: US$ 106,1 milhões. O maior investimento individual vem da companhia aérea saudita Riyadh Air, de cerca de US$ 43,90 milhões por ano. Também se destacam a fornecedora de material esportivo Nike, Civitas, Hyundai e CaixaBank, entre outras.

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