Conteúdo editorial apoiado por

Qual é o plano da Amazon para fazer entregas a jato ao consumidor na Black Friday 2023?

Varejista utilizará inteligência ariificial e parcerias logísticas para acelerar envio de pacotes

Giovanna Sutto

A Amazon quer acelerar as entregas de produtos comercializados na Black Friday deste ano no Brasil, projeta Felipe Moraes, líder de  supply chain. Esta é a primeira de uma série de reportagens sobre os planos das varejistas com atuação no país no maior evento promocional do ano.

Em entrevista ao InfoMoney, durante o “Delivering The Future”, evento realizado pela varejista em Seattle, nos EUA*, o executivo afirmou que o maior evento do varejo, em 2023, promete resultados melhores em relação à edição de 2022, quando os clientes compraram mais de 3,5 milhões de produtos no Brasil em 48 horas de evento.

“Montamos um plano para minimizar o tempo de entrega. Neste ano, estamos mais preparados para atender os clientes porque atuaremos de forma regionalizada. Fizemos parcerias e expansão das rotas aéreas e queremos estar mais próximos dos clientes para fazer entregas mais rápidas”, disse o executivo, que não detalhou as cidades beneficiadas especificamente durante o período.

Esta estratégia está ancorada na parceria da varejista com a Azul Linhas Aéreas, anunciada recentemente, para melhorar a logística das entregas de pacotes pelo Brasil. Clientes assinantes do serviço Prime em 10 cidades do país serão beneficiados com reduções de prazo de entrega.

Clientes assinantes de Brasília, que recebiam entregas em dois dias, por exemplo, terão o tempo encurtado para um único dia. Recife, Salvador, Juazeiro do Norte e João Pessoa passam a ter entregas em dois dias — até então o prazo era maior para esses consumidores. Nessas cidades o tempo de entrega será reduzido de forma permanente.

A empresa também conta com parcerias “last mile” (até a porta do consumidor), como as entregas com a transportadora “To Do Green”, que possui uma frota de veículos elétricos em sete cidades do país.

Desde 2019, quando a varejista americana trouxe sua operação para o Brasil, ampliou significativamente sua estrutura: de um centro de distribuição passou para dez em 2023.

Com isso, já atende 100% dos municípios brasileiros, mas como parte de sua estratégia quer investir em parcerias para entregar pacotes com velocidades maiores, já que concorrentes como Mercado Livre e Magazine Luiza, por exemplo, tem capilaridade no país, entregando produtos no mesmo dia e até em horas em algumas localidades.

Na Amazon Brasil, ao menos mil cidades têm entregas em até dois dias úteis e 200 cidades têm entregas em um dia útil. Apenas na Grande São Paulo a empresa faz entregas no mesmo dia.

Leia também as outras matérias da série:

Regionalização e a IA

Para cumprir a promessa de fazer entregas rápidas ao consumidor, a Amazon vai aplicar estratégia de regionalização, que basicamente consiste em aproximar do cliente os produtos de alta demanda durante a Black Friday, segundo Moraes.

“Os produtos ficam espalhados nos centros de distribuição ao redor do Brasil e, depois, são enviados para o local que o cliente está. Com o processo de regionalização, aproximamos esses produtos dos nossos clientes antes do envio. Isso é possível porque temos conhecimento das principais demandas do período de Black Friday por região”, explica o executivo.

A Amazon divide o Brasil em 16 microregiões geográficas, que não foram reveladas, e consegue direcionar o fluxo de estoque a partir de estudos de demanda de cada uma delas.

“Acompanhamos as buscas que os consumidores fazem, com ajuda de inteligência artificial [IA] e machine learning, e já direcionamos os produtos para a região mais perto dele. Com isso, conseguimos ser mais assertivos e rápidos no envio nesse período de pico quando ele fizer o pedido”, afirma Moraes.

Com a ajuda da IA, a empresa consegue entender melhor o comportamento do cliente no período que antecede a Black Friday e monitorar a frequência da busca, se há compra ou não e cruza com o local em que o consumidor mora.

“Depois, nossos sistemas usam a IA para posicionar melhor esse inventário: encontram qual é o melhor ponto ou centro de distribuição para deixar o produto e a maneira mais eficiente de enviá-lo até lá para que fique mais perto do cliente para que ele receba rápido”, explicou o executivo.

Moraes destaca as categorias de eletrônicos, como celulares, computadores, videogames, e eletrodomésticos, incluindo geladeiras, televisões, entre outros, como as mais demandadas durante a Black Friday e, portanto, as mais movimentadas com antecedência nos estoques da Amazon.

Giovanna Sutto

Responsável pelas estratégias de distribuição de conteúdo no site. Jornalista com 7 anos de experiência em diversas coberturas como finanças pessoais, meios de pagamentos, economia e carreira.