Publicidade
A OpenAI, empresa que se popularizou por ter criado o ChatGPT, anunciou na tarde de hoje (17) uma “transição na liderança” da companhia. Em uma nota dura, a OpenAI diz que o seu antigo CEO, Sam Altman, “não foi sincero em suas comunicações com o conselho”, o que prejudicou a sua capacidade de exercer suas responsabilidades.
O comunicado não dá mais detalhes sobre as alegações. “Somos muito gratos pelas muitas contribuições de Sam para a fundação e crescimento da OpenAI. Ao mesmo tempo, acreditamos que é necessária uma nova liderança à medida que avançamos”, disse o conselho em comunicado.
Altman será substituído interinamente por Mira Murati, até então CTO da companhia. Mira ocupa um cargo de liderança na empresa há cinco anos. “Dado o seu longo mandato e o seu envolvimento próximo em todos os aspectos da empresa, incluindo sua experiência em governança e política de inteligência artificial, o conselho acredita que ela está qualificada de forma única para a função”, diz a nota publicada pela companhia.
O conselho da OpenAI é composto pelo cientista-chefe da empresa, Ilya Sutskever, pelos diretores independentes, CEO da Quora, Adam D’Angelo, pela empreendedora de tecnologia Tasha McCauley e por Helen Toner, do Centro de Segurança e Tecnologia Emergente de Georgetown.