Conteúdo editorial apoiado por

OpenAI pede a investidores que não apoiem startups rivais, diz jornal

Empresa busca arranjos exclusivos no momento em que garante uma rodada de financiamento de US$ 6,6 bi

Equipe InfoMoney

Publicidade

A OpenAI pediu que seus investidores evitem apoiar startups rivais, como a Anthropic e a xAI de Elon Musk. As informações são do jornal Financial Times.

A startup anunciou nesta quarta-feira (2) que completou sua mais recente captação de recursos, deixando-a com uma avaliação de US$ 150 bilhões.

Durante as negociações, a empresa deixou claro que esperava um acordo de financiamento exclusivo, segundo o jornal.

A busca por relacionamentos exclusivos com investidores restringe o acesso dos rivais a capital e parcerias estratégicas. Isso porque fundos de capital de risco têm acesso a informações sensíveis sobre as empresas nas quais investem.

Mas essa exclusividade raramente é exigida, segundo investidores de capital de risco afirmaram ao Financial Times.

Muitos dos principais fundos de venture capital diversificaram seus investimentos em certos setores.

Continua depois da publicidade

A Sequoia Capital e a Andreessen Horowitz, por exemplo, apoiaram várias start-ups de IA, incluindo tanto a OpenAI quanto a xAI de Musk.

A OpenAI pode exigir condições incomuns e uma avaliação elevada porque os investidores acreditam que a empresa pode dominar a onda de inovação em IA.

“Como a rodada teve excesso de demanda, a OpenAI disse às pessoas: ‘Vamos lhe dar uma alocação, mas queremos que você esteja envolvido de maneira significativa no negócio, então você não pode se comprometer com nossos concorrentes’”, disse uma fonte do jornal.

Continua depois da publicidade

Um sócio de um fundo de capital de risco disse, também ao Financial Times, que o aplicativo de transporte Uber tinha uma política semelhante “quando estavam em modo de dominação mundial”: “Se uma empresa detém todas as cartas, pode forçar as pessoas a fazer coisas de maneira antinatural.”