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“O trabalho é o melhor remédio”, diz Giorgio Armani, 90 anos

Icônico designer italiano rejeita o título de “rei” da moda, considerando-o “ridículo” e afirmando que trabalha como qualquer outra pessoa

Equipe InfoMoney

Giorgio Armani posa com modelos antes de apresentar sua coleção Primavera Verão 2025 na cidade de Nova York, EUA, em 17 de outubro de 2024. REUTERS/Caitlin Ochs
Giorgio Armani posa com modelos antes de apresentar sua coleção Primavera Verão 2025 na cidade de Nova York, EUA, em 17 de outubro de 2024. REUTERS/Caitlin Ochs

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O icônico designer italiano Giorgio Armani, que completou 90 anos, continua a brilhar no mundo da moda, celebrando os quase 50 anos de sua grife com um desfile em Nova York e a abertura de um novo edifício de 12 andares na Madison Avenue, em Manhattan.

Apesar de seu status lendário, Armani rejeita o título de “rei” da moda, considerando-o “ridículo”, afirmando que trabalha como qualquer outra pessoa.

Durante a semana de celebrações, Armani apresentou 93 looks em seu desfile, além de inaugurar um novo espaço que abriga boutiques de roupas e decoração, um restaurante e 10 apartamentos, todos vendidos a partir de US$ 21,5 milhões.

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Ele mesmo comprou uma unidade, que será sua segunda casa em Nova York. “Eu construí um pequeno palácio”, diz o designer em entrevista ao jornal americano Wall Street Journal, refletindo sobre suas conquistas.

Armani, que é o único acionista de sua empresa desde sua fundação em 1975, mantém um controle firme sobre seu império, que gerou mais de US$ 2,6 bilhões em receita em 2023.

Seu trabalho se destaca pela “sofisticação contida”, com criações que vão desde looks discretos para eventos de gala até jaquetas de couro. A consistência em sua oferta é um dos fatores que atraem clientes. Prova disso é a popularidade de suas peças em lojas e shoppings de luxo pelo mundo.

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A longevidade de Armani no setor é atribuída ao seu incansável trabalho. “O trabalho é o melhor remédio”, diz ele ao WSJ, creditando sua rotina diária por sua saúde.

Preparando sua empresa para o futuro, ele incluiu familiares em posições-chave, garantindo que sua visão e valores sejam passados adiante. “A humildade é a lição mais importante que quero transmitir”, afirma, enfatizando a necessidade de modéstia em um setor muitas vezes dominado por egos inflados.

Com uma nova geração de fãs buscando peças vintage e colaborações com marcas contemporâneas, Armani reconhece a influência nostalgia em seu trabalho. “Sempre há um toque Armani no que faço, mas sinto que preciso me renovar”, afirmou, humildemente.