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(Bloomberg) – O futuro de carregamento de veículos elétricos parece cada vez mais com uma experiência que mistura um posto de gasolina com um lounge de aeroporto.
A maioria dos carregadores públicos está localizada em estacionamentos, frequentemente com três ou quatro máquinas ao lado de um hotel ou supermercado. Os motoristas ficam expostos às intempéries e — a menos que precisem fazer compras — basicamente ficam presos em seus carros enquanto carregam as baterias.
Mas as empresas de carregamento e as montadoras estão percebendo cada vez mais a necessidade de estações com comodidades: restaurantes, banheiros decentes, móveis confortáveis e coberturas que protejam da chuva, da neve e do sol. Afinal, mesmo os carregadores mais rápidos precisam de meia hora para completar o carregamento do carro — então é melhor aproveitar a estadia. Essa conveniência adicional pode atrair potenciais motoristas de elétricos a dar o passo e investir na transição elétrica.
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A transição para o carregamento pode ser uma oportunidade para repensar completamente a experiência de reabastecimento, disse Christopher Hawthorne, crítico sênior da Yale School of Architecture. O design e a localização dos postos de gasolina permaneceram praticamente inalterados por décadas, mas as instalações de carregamento de EV não precisam necessariamente seguir as mesmas regras.
Quais são as novidades
Neste verão do hemisfério norte, a Rivian Automotive transformou uma antiga oficina de ferreiro nos arredores do Parque Nacional de Yosemite em um lounge de recarga, onde os motoristas podem saborear café grátis enquanto preparam sua própria mistura de frutas secas em um bar de ingredientes. Ou podem se acomodar em móveis feitos de sacos de dormir usados e folhear livros em uma biblioteca no local. Há até um painel de parede com rotas de escalada da famosa face rochosa El Capitan, em Yosemite.
Na densa San Francisco, a Electrify America abriu uma estação drive-in onde 20 carregadores de alta velocidade estão localizados dentro de um grande espaço semelhante a uma garagem, que também inclui duas salas climatizadas, Wi-Fi gratuito e banheiros com trocadores para bebês. Isso representa uma grande parte dos pontos de carregamento rápido da cidade.
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Esses são apenas dois dos esforços crescentes para encontrar modelos de carregamento público que funcionem. Alguns motoristas que consideram adotar veículos elétricos continuam céticos sobre encontrar carregamento conveniente e confiável além de suas próprias garagens. De fato, levará cerca de oito anos até que os carregadores de veículos elétricos se tornem tão comuns quanto os postos de gasolina hoje.
Procurar carregadores fora de lojas individuais não é muito atraente. Lounges acompanhadas por bancos de carregadores são uma possível solução. Estações que imitam seus predecessores de abastecimento de gasolina, com faixas de acesso, iluminação brilhante e amplas coberturas facilmente visíveis da rua, também são uma opção. A EVgo, em parceria com a General Motors, planeja instalar 400 carregadores rápidos em tais instalações.
“Não queremos que as pessoas vejam a infraestrutura de carregamento como algo que as impeça — queremos que elas fiquem empolgadas com a infraestrutura que têm à disposição”, disse Dennis Kish, presidente da EVgo. “Ir além nesses locais é uma forma de fazer investimentos que acreditamos que realmente alcançarão esse objetivo.”
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Ele também observou que “sem dúvida”, a empresa está vendo mais uso e maior satisfação do cliente em seus locais de carregamento mais desenvolvidos. Estações com comodidades adicionais aumentam a segurança dos clientes e ajudam a combater o crescente problema de vandalismo nos carregadores, acrescentou.
Oferecer produtos, desde refrigerantes até chicletes, atrairá os operadores de estações de carregamento à medida que a concorrência por clientes aumenta, disse Gabriel Daoud, analista da TD Cowen.
“Com o tempo, espera-se que o carregamento se torne como o modelo dos postos de gasolina, onde você tem uma margem pequena no combustível, mas lucra com os outros serviços oferecidos”, disse Daoud. “No final, isso terá que ser combinado com uma loja de conveniência para ajudar a melhorar a economia.”
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Desafio para achar a fórmula
A Tesla foi pioneira no design de lounges de carregamento em 2017, abrindo um ao longo da principal rodovia entre Los Angeles e San Francisco, com produtos da empresa à venda e um barista preparando bebidas de expresso, além de um espaço para cães. No entanto, instalações centralizadas têm sido a exceção, não a regra: vários veteranos do carregamento ainda veem a instalação de carregadores em restaurantes, lojas, atrações públicas e outros lugares que as pessoas desejam visitar como uma estratégia eficaz, permitindo que os motoristas realizem tarefas enquanto carregam ao mesmo tempo.
Rick Wilmer, CEO da ChargePoint, disse que o desafio será ajudar os motoristas a encontrar carregamento antes de uma viagem à loja ou à praia e saber que um carregador estará lá, esperando por eles. Mas as estações principais têm benefícios tanto para motoristas quanto para empresas de veículos elétricos. O “Yosemite Outpost” da Rivian fala diretamente ao público-alvo de suas caminhonetes e SUVs elétricos: os entusiastas do ar livre. A empresa planeja construir mais estações como essa, embora não tenha divulgado quantas ou onde.
“Não se trata apenas da receita”, disse Paul Frey, vice-presidente da empresa para produtos de bateria, carregamento e aventura. “Trata-se realmente de nos definirmos, um dos elementos que ajudam a nos definir como marca e a fazer com que as pessoas se conectem à marca.”
A Electrify America, em contraste, cuida exclusivamente do carregamento. Mas sua instalação em San Francisco, no bairro SoMa, aborda um problema que há muito afeta a adoção de EVs nas cidades.
“É difícil encontrar carregamento em um lugar como o centro de San Francisco e em ambientes superurbanos”, disse Anthony Lambkin, vice-presidente de operações da empresa. “Você tem muitas pessoas que dirigem EVs que estão em residências multifamiliares. E esta estação realmente atende a essa necessidade.”
Uma instalação centralizada oferece a eles um lugar que sabem que podem ir.
Custos
Atualmente, há cerca de 40 estações com mais de 170 carregadores em toda San Francisco, segundo dados do Departamento de Energia. O lounge da Electrify America é a segunda maior estação da cidade, e a empresa construirá instalações semelhantes em outras cidades, disse Lambkin. Mas não será o único modelo de carregamento que a empresa seguirá. Instalações centralizadas com lounges são mais caras e complicadas de instalar do que carregadores individuais, exigindo mais eletricidade e espaço.
De acordo com um relatório da BloombergNEF de 2022, o custo médio global de um carregador rápido de 350 quilowatts é de cerca de U$ 77 mil (R$ 421 mil), embora os EUA sejam mais caros. “Excluindo a Tesla, os EUA são a região mais cara para hardware”, disse Ryan Fisher, analista da BNEF, observando que o custo aproximado é de U$ 150 mil (R$ 821 mil) por carregador rápido, incluindo hardware, rede e infraestrutura civil. Ele acrescentou que a BNEF terá uma atualização completa da análise de 2022 ainda este ano.
A Electrify America se recusou a informar quanto custam essas estações. A empresa também está instalando carregadores em postos de gasolina tradicionais cujos proprietários querem se adaptar à transição para os EVs.
“Não vejo os postos de gasolina desaparecendo tão cedo”, disse Lambkin. “Vamos nos referir a eles como ‘estacionamentos de abastecimento’ a partir de agora.”
A utilização de carregadores públicos aumenta quase três vezes quando estão próximos a serviços de alimentação, de acordo com uma pesquisa do think tank climático Next 10 e do Instituto de Estudos de Transporte da Universidade da Califórnia, Davis. Os autores acrescentaram que motoristas na Califórnia têm 37% mais chances de escolher locais de carregamento com comodidades do que locais isolados.
Ao mesmo tempo, as empresas e os planejadores urbanos que projetam estações de carregamento hoje devem esperar que o tempo necessário para carregar uma bateria provavelmente diminua à medida que a tecnologia avança. Portanto, enquanto a abordagem do lounge de aeroporto está se tornando popular hoje, as empresas ainda precisam ficar atentas ao futuro.
“Como podemos projetar uma estação de carregamento que funcione quando leva 45 minutos para carregar um veículo, mas que também possa funcionar quando leva cinco ou dez minutos?” disse Hawthorne, o crítico de Yale que anteriormente atuou como diretor de design da cidade de Los Angeles. “Isso torna o desafio realmente único.”
© 2024 Bloomberg L.P.
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