Publicidade
A Novo Nordisk, fabricante dos medicamentos de tratamento de diabetes e obesidade Ozempic e Wegovy, anunciou um investimento de US$ 4,1 bilhões para expandir sua capacidade de produção dos EUA. Os recursos serão aplicados numa segunda unidade de produção em Clayton, na Carolina do Norte.
O projeto, que deve ser finalizado entre 2027 e 2029, deve gerar 1.000 novos empregos na cidade, além dos quase 2.500 funcionários da Novo Nordisk que já trabalham na região, considerada um centro de inovação e biotecnologia nos Estados Unidos.
O presidente e CEO da Novo Nordisk, Lars Fruergaard Jørgensen, destacou que a empresa levou quase um século para alcançar 40 milhões de pacientes, mas que por meio dessa expansão e do investimento contínuo na produção global, a companhia pretende atender mais milhões de pessoas que vivem com doenças crônicas graves.
“Este é mais um sinal real dos nossos esforços para aumentar a nossa produção para satisfazer a crescente necessidade global dos nossos medicamentos que mudam vidas e dos pacientes de amanhã.”
O aporte na nova unidade eleva para US$ 6,8 bilhões os investimentos totais em produção previstos para 2024.
Continua depois da publicidade
A nova fábrica valsar tecnologia de ponta sustentáveis, como painéis solares no telhado e estratégias hídricas inovadoras. Segundo a empresa, a instalação foi projetada de forma eficiente e ambientalmente sustentável para fornecer produtos da mais alta qualidade a pacientes em todo o mundo.
O objetivo é obter a certificação LEED Gold, reconhecida como padrão de excelência na construção de edifícios verdes saudáveis, eficientes, com economia de carbono e custos.
Segundo informações da AP, a Novo Nordisk abriu há mais de 30 anos sua primeira instalação em Clayton, que fica a cerca 32 quilômetros a sudeste de Raleigh.
Continua depois da publicidade
A farmacêutica anunciou em 2015 planos para dobrar o espaço das instalações no condado de Johnston. Esse trabalho foi concluído em 2020 e marcou a primeira instalação da empresa fora da Dinamarca a produzir medicamentos ativos.