Publicidade
Dezenas de milhares de fãs brasileiros do futebol americano realizaram o sonho de uma vida inteira na noite de sexta-feira (6), assistindo pessoalmente a algumas das maiores estrelas da principal liga profissional do esporte em seu primeiro jogo no país sul-americano.
O Brasil, onde o futebol é rei, sediou o primeiro jogo da temporada regular do Philadelphia Eagles, da NFL, a liga de futebol americano dos Estados Unidos, que venceu o Green Bay Packers por 34 a 29 na Arena Corinthians, em São Paulo.
A partida de futebol americano também marcou a primeira abertura de temporada da NFL na noite de sexta-feira desde 1970.
47.236 pessoas compareceram ao jogo na maior cidade da América Latina, que tem mais de 11 milhões de habitantes, à medida que a NFL continua a expandir sua presença global após jogos no Reino Unido, México e Alemanha nos últimos anos.
“Eu sempre sonhei em ir a um jogo no exterior. Nunca pensei que (a NFL) viria para cá”, disse Renato Rebelo, de 27 anos, torcedor do Packers, que pratica o esporte no time local Guarulhos Rhynos. “Mas aconteceu. E hoje é o dia.”
As autoridades da NFL disseram que o Brasil está se estabelecendo como um mercado-chave para a liga esportiva profissional mais popular dos Estados Unidos. Ainda assim, muitos brasileiros acreditavam que um jogo no país era uma possibilidade remota até o anúncio no final do ano passado.
Continua depois da publicidade
Em junho, os torcedores compraram rapidamente todos os ingressos disponíveis. Na sexta-feira, eles compareceram em massa ao estádio, vestindo orgulhosamente camisas de seus times favoritos da NFL, e não apenas do Eagles ou do Packers.
“Nós que estamos aqui hoje temos muita sorte de ter conseguido comprar um ingresso. É um sonho que se tornou realidade”, disse o advogado Silvio Sampaio, de 54 anos. “Muitos dizem que é um evento único, mas depois de tudo isso, definitivamente acho que outros jogos acontecerão aqui.”
Estima-se que cerca de 10% dos participantes tenham viajado dos Estados Unidos, de acordo com dados da NFL exibidos no telão do estádio antes do início da partida às 20h15 (horário local).
Continua depois da publicidade
“O primeiro jogo da NFL no Brasil”, disse o torcedor do Packers Carlos Roscoe, quase incrédulo, depois de chegar a São Paulo vindo da Califórnia.
“Estamos aqui para fazer história!”