Conteúdo editorial apoiado por

Nippon Steel adia em três meses conclusão da compra da US Steel

Acionistas das duas companhias já aprovaram o negócio estimado em US$ 14,1 bilhões, mas o Departamento de Justiça americano pediu mais informações e documentos

Roberto de Lira

Planta da US Steel em Illinois (Luke Sharrett/Bloomberg)
Planta da US Steel em Illinois (Luke Sharrett/Bloomberg)

Publicidade

A Nippon Steel informou que adiou em três meses a conclusão da compra da americana US Steel, a pedido do Departamento de Justiça (DOJ, na sigla em inglês) dos Estados Unidos. A transação, estimada em por US$ 14,1 bilhões, foi anunciada em 18 de dezembro do ano passado.

Segundo o grupo siderúrgico japonês, os acionistas das companhias aprovaram o negócio em reuniões no dia 12 de abril de 2024, mas o DOJ fez pedidos de informações adicionais e documentos a ambas as empresas.

Com isso, a data estimada para a conclusão do negócio passou de “segundo ou terceiro trimestre” de 2024 para “terceiro ou quarto trimestre”, informou a Nippon Steel em comunicado. A empresa disse ainda que continuará a cooperar plenamente com a análise das questões das autoridades e que está determinada em concluir a transação.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

Segundo a empresa, o adiamento não trará impacto no desempenho consolidado das companhias.

Segundo a Reuters, a aquisição acrescentará 20 milhões de toneladas de capacidade de aço bruto à capacidade atual da Nippon, de 66 milhões, e tornará o grupo japonês um fornecedor mais importante para a indústria automotiva dos Estados Unidos.

Continua depois da publicidade

(Com Reuters)