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A XP Inc. anuncia nesta terça-feira uma parceria de longo prazo com a NBA Brasil, escritório da National Basketball Association no país. A divulgação do patrocínio à liga de basquete ocorre poucos meses após o banco de investimentos fechar um acordo com outra tradicional liga dos Estados Unidos, a NFL, de futebol americano. São empreitadas em linha com a estratégia de expansão da presença de marketing e negócios da XP no mundo dos esportes.
Por ora, as empresas não detalham quais serão as ações, mas adiantam que “clientes XP terão acesso a experiências exclusivas, especialmente na NBA House, ativação que acontecerá em junho, em São Paulo, durante a final do campeonato”. Estão previstos lançamentos de produtos licenciados em parceria, cartões de crédito temáticos, descontos e promoções. O valor do patrocínio não foi divulgado.
As marcas já vinham de um “namoro de longa data”, segundo relatam o CMO da XP Inc., Lisandro Lopez, e o head da NBA Brasil, Rodrigo Vicentini. “Uma marca como a NBA tem tudo que nós queremos construir em termos de aspiração, construção de marca, lifestyle”, diz Lopez. Consumida globalmente, a liga vem angariando um número crescente de fãs no Brasil. Segundo pesquisa do Sponsorlink do IBOPE Repucom, a base de fãs de até 24 anos no Brasil saltou de 6,4 milhões em 2019 para 20 milhões em 2023.
Além da expansão do interesse dos brasileiros por modalidades americanas populares, como NBA e NFL, a avaliação da XP é que há uma convergência do público que vem se formando com aqueles que a companhia busca como clientes. “Sempre procuro um público mais qualificado, ter uma conversa um para um”, afirma Lopez. “É muito curioso. Eu vejo, por exemplo, mesmo nas minhas redes sociais: nos jogos da NBA, nas finais, todo mundo publicando que foi a um jogo, que está assistindo”, conta.
A princípio, a parceria é pautada no mercado brasileiro, mas as empresas não excluem a possibilidade de que portas sejam abertas fora do país. “Não quer dizer que não conseguimos fazer e oferecer experiências para fora. A XP é a instituição que está conectada conosco no mercado brasileiro, mas tem muita coisa lá de fora que vamos tirar do papel para fãs e clientes”, diz Rodrigo Vicentini.
Ainda não há definição sobre inserções da marca XP em transmissões dos jogos da liga de basquete americana no Brasil. O CMO da XP afirma que, no momento, a empresa desenha um plano e estuda essa possibilidade, embora outros agentes, que não a própria NBA, também tenham que entrar nas conversas para eventuais anúncios ao vivo.
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Nos últimos anos, a XP tem ampliado sua atuação em negócios envolvendo esportes. Além da associação a marcas como as ligas de esportes americanos, a companhia é patrocinadora do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para o ciclo das Olimpíadas de Paris 2024. A instituição também assessorou o Cruzeiro na venda de sua SAF ao ex-jogador Ronaldo Fenômeno. A XP Asset, gestora de recursos da XP Inc, lançou, em parceria com a Life Capital Partners (LCP), um fundo para e investir nos direitos comerciais e de transmissão do campeonato brasileiro dos clubes integrantes da Liga Forte Futebol e do Grupo União.