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Musk tenta explicar por que mandou indústria publicitária “se f….”

Dono do X foi a Cannes tentar reatar os laços com o mundo da publicidade

Bloomberg

Elon Musk (REUTERS/Adrees Latif)
Elon Musk (REUTERS/Adrees Latif)

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Elon Musk tentou reparar seu relacionamento muitas vezes tenso com a indústria publicitária ao aparecer na conferência Cannes Lions nesta quarta-feira (19), na França.

O homem mais rico do mundo foi entrevistado no palco por Mark Read, CEO de uma das maiores agências de publicidade, que começou abordando o desabafo de Musk contra a indústria no ano passado.

“Em novembro, você tinha uma mensagem para nós, você nos disse para ‘ir f….’ nós mesmos”, disse Read, CEO da WPP, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes Lions, um evento de uma semana no sul da França que reúne os executivos mais influentes do setor. “O que você quer dizer com isso?”

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Musk disse a Read que estava se referindo a um conjunto de anunciantes que tentavam limitar a liberdade de expressão e que a empresa havia feito progressos para se tornar um lugar mais seguro para as marcas.

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A explosão refletiu um desafio dos primeiros anos de Musk no comando da rede social, que depende de anúncios para a maior parte de sua receita. Na época, alguns grandes anunciantes abandonaram o aplicativo devido a preocupações sobre o tipo de conteúdo permitido na plataforma, e Musk disse estar preocupado com a condenação da empresa.

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“Os anunciantes têm o direito de aparecer ao lado do conteúdo que consideram compatível com suas marcas”, disse Musk no evento em Cannes, acrescentando que a análise de terceiros deu à plataforma notas altas em segurança de marca.

Ainda assim, o X sempre escolherá a opção de ganhar menos dinheiro em vez de limitar a liberdade de expressão, disse ele. O bilionário afrouxou algumas das restrições de conteúdo do aplicativo e acolheu de volta muitas contas banidas, o que deixou alguns profissionais de marketing incomodados. O próprio comportamento de Musk também tem sido um problema. Ele usou a plataforma para espalhar teorias da conspiração e amplificar opiniões extremistas para seus mais de 187 milhões de seguidores.

“Eu atiro no próprio pé de vez em quando”, disse Musk. “Se você passa constantemente por um filtro, agora você não está sendo real. É melhor ser real.”

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Foi um retorno a Cannes para a empresa, que havia faltado ao evento do ano passado. O relacionamento tenso de Musk com a indústria começou logo depois que sua caótica aquisição do X levou algumas agências de publicidade, incluindo a WPP, a aconselhar os clientes a pausar ou cogitar a suspensão de seus anúncios no site.

Em novembro, X acusou a Media Matters for America em um processo de tentar “maliciosamente” afastar anunciantes da plataforma de mídia social ao relatar que anúncios da Apple, IBM e Oracle apareciam ao lado de conteúdo neo-nazista.

O X não divulga mais publicamente receitas ou lucro, mas estava a caminho de obter cerca de US$ 2,5 bilhões em receita total de publicidade em 2023 antes dos comentários de Musk no palco, informou a Bloomberg anteriormente. Isso teria refletido numa queda de cerca de 45% da ações da rede social desde 2021, o último ano completo antes da chegada de Musk.

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Musk e a CEO do X, Linda Yaccarino, tentaram impulsionar o negócio de publicidade da plataforma social por meio de novas parcerias de vídeo, o que teoricamente daria aos profissionais de marketing mais locais de alta qualidade para comprar anúncios dentro da X. Mas Musk também tentou diversificar os negócios da empresa longe da publicidade e, principalmente, começou a vender um novo serviço de assinatura logo depois que assumiu, anunciando planos para tornar o X um “aplicativo para tudo”, com serviços de pagamentos.

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