Publicidade
Modelos de inteligência artificial (IA) chineses podem estar pelo menos meio ano atrás dos americanos, mas os aplicativos de IA chineses provavelmente decolarão muito mais rápido, disse Kai-Fu Lee, especialista em IA e ex-chefe do Google China.
Lee acredita que os modelos de linguagem de grande escala (LLM, na sigla em inglês) das principais empresas chinesas estão cerca de seis a nove meses atrás de seus equivalentes nos EUA, enquanto modelos chineses menos avançados podem estar cerca de 15 meses atrás dos EUA.
Grandes empresas chinesas, como Alibaba e Tencent, lançaram seus modelos de IA e produtos comerciais. Essas empresas e investidores também apoiaram várias startups de IA.
Os LLMs são modelos de linguagem compostos por uma rede neural com muitos parâmetros, treinados com enormes quantidades de dados e que podem processar e produzir texto, imagens e vídeos.
O especialista é autor de “Inteligência Artificial”, um dos livros fundamentais sobre o tema. Ele também é o fundador da startup 01.AI e da empresa de capital de risco Sinovation Ventures.
Lee acredita, porém, que a China pode encurtar a distância para os EUA nessa corrida, já que o custo de treinar um modelo de IA caiu significativamente. “Eu prevejo que, no início do próximo ano, os aplicativos de IA proliferarão na China muito mais rápido do que nos EUA”, disse.