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Mapfre troca C-level no Brasil; Pérez-Serrabona volta para Espanha após 5 anos

Atual CEO de seguros no Brasil, Felipe Nascimento vai comandar toda a operação nacional a partir de janeiro

Lucas Sampaio

Felipe Nascimento, que será CEO da Mapfre a partir de janeiro de 2024 (Foto: Divulgação)
Felipe Nascimento, que será CEO da Mapfre a partir de janeiro de 2024 (Foto: Divulgação)

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A seguradora espanhola Mapfre anunciou nesta sexta-feira (27) a troca da liderança da sua operação no Brasil. Felipe Nascimento, atual CEO de seguros no país, vai passar a comandar a companhia no Brasil em janeiro de 2024, sucedendo Fernando Pérez-Serrabona, que retornará à Espanha após 5 anos.

A empresa também anunciou a criação de dois novos cargos de liderança no país e quais executivos irão ocupá-los: Nelson Alves, atual diretor financeiro e de riscos na Espanha, será CEO financeiro e de operações no Brasil; já Oscar Celada Rodríguez, atual diretor de rede de vida, saúde e gestão patrimonial na Espanha, assumirá a nova posição de CEO de negócios.

Ambos vão responder diretamente a Felipe Nascimento, que está há mais de 15 anos na Mapfre e já foi diretor corporativo de tecnologia e processos na Espanha. A seguradora afirmou em comunicado que, desde que Nascimento passou a ser CEO de seguros em 2021, “vem promovendo transformações significativas e consistentes na cultura e na performance da empresa”.

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Não foi informado qual executivo que passará a ser o CEO de seguros, no lugar de Nascimento, nem o cargo que atual CEO ocupará na Espanha. A Mapfre se limitou a dizer, na nota, que a sucessão seguiu um “planejamento estruturado” e que Pérez-Serrabona deixará “um legado relevante para o negócio local, marcado por crescimento e resultados exponenciais”.

Resultado no Brasil

A mudança é anunciada no mesmo dia em que a Mapfre divulgou um crescimento de 95% no lucro líquido na operação brasileira, de 93,1 milhões de euros para 181,7 milhões de euros no acumulado do ano (de R$ 487 milhões para R$ 951 milhões, na cotação de hoje).

O resultado entre janeiro e setembro no Brasil foi impulsionado pelos segmentos vida e rural. Os prêmios emitidos (proxy da receita) cresceram 7,3%, para quase 4 bilhões de euros, puxados pelas altas de 9,9% em vida e 8,8% no rural. Já o segmento auto foi o detrator do resultado, ao crescer 2,5%.

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Pérez-Serrabona destacou em nota o desempenho do seguro rural, que “é um segmento estratégico para a Mapfre no Brasil, um país líder na produção agropecuária mundial”. “Após as perdas sofridas em 2022, estamos observando uma incidência menor de safras catastróficas, o que favoreceu nosso balanço”.

Resultado global

No mundo inteiro, os prêmios emitidos o grupo Mapfre cresceram 10,9%, para 20,6 bilhões de euros (quase R$ 107 bilhões), enquanto o lucro líquido subiu 11,7%, para 545,6 milhões de euros (R$ 2,85 bilhões).

O Brasil foi a segunda região que mais contribuiu para o resultado da Mapfre no ano. O lucro de 181,7 milhões de euros ficou atrás apenas da região Ibérica, que congrega Espanha e Portugal (245,5 milhões de euros), e à frente de: América Latina exceto Brasil (101,8 milhões de euros); Europa, África e Ásia (31 milhões de euros); e América do Norte (18,8 milhões de euros).

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Fundada em 1933 na Espanha, a Mapfre (Mutualidad de La Agrupación de Propietarios de Fincas Rústicas de España) é uma das maiores empresas do mercado segurador e financeiro do mundo. Ela nasceu da união de um grupo de proprietários de pequenas áreas agrícolas e hoje tem mais de 31 milhões de clientes e 32 mil colaboradores. No Brasil ela atua desde 1992.

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Lucas Sampaio

Jornalista com 12 anos de experiência nos principais grupos de comunicação do Brasil (TV Globo, Folha, Estadão e Grupo Abril), em diversas funções (editor, repórter, produtor e redator) e editorias (economia, internacional, tecnologia, política e cidades). Graduado pela UFSC com intercâmbio na Universidade Nova de Lisboa.