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A Lofty Style é uma varejista de moda que foi criada em 2003 pelo casal Wander Cordeiro e Camila Ortiz. Nos seus primeiros 18 anos de vida, a empresa cresceu aos poucos e de forma consistente. “Tínhamos de tudo dentro da loja. Nosso foco era atender a cliente, mas sem um foco”, afirma Camila, cofundadora e CEO da companhia. E completa: “Parecia que estávamos sempre na antessala [do sucesso]. Nos esforçávamos muito, mas as coisas não aconteciam”.
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Entre 2020 e 2021, após passar por um momento crítico durante a pandemia e quase perder tudo, a empreendedora passou a questionar o modelo de negócio e até a arquitetura da empresa. “Comecei uma busca interna e, em uma madrugada, eu recebi uma visão e comecei a anotar e desenhar o que a Lofty é hoje. E nessa visão, oito dos nossos 10 produtos mais vendidos não se encaixavam mais. Pensei: “meu Deus, como vou fazer isso?’ Fiquei tentando negociar com essa visão”, ri.
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Em vez de mudar tudo de uma vez, Camila e Wander foram trocando os produtos aos poucos, testando como novas linhas. Aos poucos, as mudanças incluíram a fachada das lojas, arquitetura, paleta de cores e estilos de roupas. E o resultado também apareceu: de uma loja aberta por ano nos primeiros 18 anos de companhia, a rede abriu 21 unidades apenas em 2023. E o faturamento acompanhou: crescendo a uma taxa de mais de 100% nos últimos dois anos e atingindo R$ 240 milhões em 2024.
Primeiros passos no varejo
A relação entre o casal e o varejo começou muitos anos antes, quando Camila, então com seus 15 anos, foi contratada como vendedora extra de Natal, para dar uma força nas vendas no fim do ano, em uma loja da rede Handbook. “Fui contratada por um mês, mas fui transformada nesse período. Amei tanto que quis continuar”, afirma.
Lá, ela conheceu o Wander que foi atuar como gerente por apenas um mês. “Nesse período, ele virou meu mentor. Começamos um relacionamento de amizade que durou muitos anos”, relembra. Quando os amigos perceberam que o sentimento tinha mudado e começaram a namorar, Wander tomou a decisão de sair da loja. “Ele já era o gerente da maior loja do grupo, não tinha para onde crescer. Então resolvemos empreender. Ele saiu primeiro e montou a Lofty Style. E eu ajudava como podia”, afirma.
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A primeira loja tinha 8 metros quadrados. “O Wander vinha de uma família bem simples também e vendeu o carro – o conforto que tinha – para comprarmos o primeiro estoque. Ficou muito tempo andando de ônibus até conseguir comprar uma moto. Era muito difícil conseguir crédito. Foi bem desafiador”, diz.
Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer sua estratégia para o futuro, veja o episódio completo publicado na última sexta-feira (25) no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox e Amazon Music.
Sobre o Do Zero ao Topo
O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.
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O programa já recebeu nomes como José Roberto Nogueira, fundador da Brisanet; Fernando Simões, do Grupo Simpar; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio Diniz; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.
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