Conteúdo editorial apoiado por

Japan Air retoma vendas de passagens após superar ataque cibernético

Segundo a empresa, os sistemas foram restaurados sem nenhum vazamento de dados do cliente, e não há danos por vírus

Bloomberg

(Pixabay/Anestiev)
(Pixabay/Anestiev)

Publicidade

(Bloomberg) — A Japan Airlines Co. informou que retomou as vendas de passagens para voos internacionais e domésticos após resolver um problema no sistema causado por um ataque cibernético na manhã de quinta-feira (26).

As vendas de passagens estão de volta e funcionando após serem interrompidas como resultado do incidente, disse a companhia aérea em um comunicado às 14h19, horário de Tóquio. Os sistemas foram restaurados sem nenhum vazamento de dados do cliente, e não há danos por vírus, disse a empresa.

Vinte e quatro voos domésticos sofreram atrasos de pelo menos 30 minutos devido ao problema até as 11h, informou a transportadora anteriormente, mas o problema não afetou a segurança do voo nem atrasou os serviços internacionais.

As ações da JAL subiram até 0,4% depois que a empresa divulgou a resolução, encenando uma recuperação de uma queda de 2,5% nas negociações matinais em Tóquio.

Embora o dia de Natal não seja um feriado público no Japão, a falha ocorreu durante a alta temporada de viagens de inverno, quando muitas pessoas tiram férias.

Separadamente, a Japan Post Holdings Co. disse em um comunicado que estava enfrentando atrasos nacionais na entrega de correspondências como resultado do problema com a JAL. 

Continua depois da publicidade

Na véspera de Natal, a American Airlines Group Inc. disse que um problema técnico com a DXC Technology Co., uma fornecedora terceirizada que mantém os sistemas operacionais de voo da transportadora, causou uma breve parada em solo em todos os voos dos EUA. Essa parada durou cerca de uma hora.