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“Forward” (avançar, em português) é a palavra da vez para a chinesa Huawei no lançamento de seus novos relógios inteligentes (smartwatches). Em evento promovido em Barcelona — no qual o InfoMoney esteve presente a convite da empresa — o termo “avançar” foi empregado nas principais frentes estratégicas do produto: “fashion forward”, “health forward” e “adventure forward” (moda em frente, saúde em frente, aventura em frente).
A empresa está no Brasil há 26 anos e é líder na área de infraestrutura e 5G, colaborando com as principais empresas de telecomunicação do país. Agora, ela deseja avançar e alcançar os brasileiros de outra forma: por meio de seus produtos de tecnologia, começando pelos relógios inteligentes.
No evento, foram lançadas quatro novas linhas: Huawei Watch GT5, Watch GT5 Pro, Ultimate e Watch D2. A linha anterior do modelo GT, considerada pela empresa como um produto de entrada, já era comercializada no Brasil. Entretanto, pela primeira vez, a chinesa apresenta seu portfólio completo de wearables aos brasileiros.
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Segundo Carlos Morales, diretor de comunicação para a América Latina, a marca vive um momento de ascensão importante no cenário internacional, o que é considerado relevante para implementar o objetivo de crescimento no Brasil.
Globalmente, a Huawei lançou recentemente seu celular dobrável de três telas, o Mate XT, que alcançou mais de 4 milhões de encomendas na China durante o pré-lançamento. Além disso, no primeiro semestre de 2024, a empresa registrou um crescimento de 55% nas remessas globais de smartwatches em relação ao ano anterior, atingindo um market share global de 20,3% e consolidando sua liderança à frente da Xiaomi (13,5%) e da Apple (13,1%) no setor.
Os dados são da empresa de pesquisa internacional IDC e mostram que a Huawei fez progressos substanciais em regiões como Oriente Médio, África, América Latina e Europa Central e Oriental. Na China, a Huawei lidera o mercado de “dispositivos usados no pulso” desde 2021.
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“A Huawei tem grande autoridade quando se trata de wearables globalmente, mas no Brasil ainda estamos em um momento de construção de marca. Estamos observando um bom movimento internacional para esse segmento, e essa é uma das apostas para trazer nosso portfólio completo ao país e mostrar o que temos de diferente”, afirma Morales.
Acessório de beleza…
Os relógios da Huawei foram projetados para serem acessórios de moda, conforme apresentado em Barcelona. O GT5, considerado o modelo de entrada, destaca-se por detalhes como cerâmica e titânio na moldura, design octogonal e revestimento metálico com cristais de safira para proteger a tela. Ele é leve e fino, pesando 44 gramas e com 9,6 milímetros de espessura. O modelo está disponível em versões feminina e masculina, com diversas opções de cores e pulseiras.
O Ultimate, que chega pela primeira vez ao Brasil como uma versão luxuosa da marca, é fabricado com uma caixa de metal líquido à base de zircônio, uma inovação entre os relógios inteligentes. A versão D2, focada em saúde e com um design retangular mais tradicional, semelhante ao Apple Watch, também foi apresentada como mais fina e leve em comparação com os modelos anteriores e os concorrentes.
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“A ideia é que ele se encaixe em qualquer cenário da sua vida. Você pode usá-lo em um jantar de gala, para ir ao trabalho ou praticar qualquer esporte que desejar. Esse é um dos principais pilares da estratégia de wearables: temos moda avançada e ótima tecnologia”, afirma o diretor da região Latam.
Profissionais especializados em tecnologia presentes no evento de Barcelona destacaram que o acabamento e o design dos relógios da Huawei são, de fato, distintos em relação a marcas como Samsung e Apple. Além disso, ficou evidente o foco da Huawei no apelo estético, com a presença de influenciadores globais de moda convidados para o lançamento.
… e também de tecnologia
Na área de tecnologia, a grande novidade da Huawei é o sistema TrueSense, que integra três modalidades de monitoramento dos relógios inteligentes da marca: saúde, condicionamento físico e bem-estar emocional.
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Entretanto, em relação à tecnologia disponível no mercado de smartwatches, a empresa chinesa não apresenta grandes novidades. Funções de monitoramento de saúde, como frequência cardíaca, temperatura da pele e oxigenação do sangue, já são conhecidas pelos usuários. Além disso, a avaliação de desempenho em atividades físicas inclui mais de 100 opções de esportes nos produtos deste ano, abrangendo desde ciclismo e natação até golfe, uma novidade na nova versão.
Os diferenciais estão em duas novidades: a bateria de longa duração, que pode chegar a duas semanas de uso — muito superior ao modelo mais durável de smartwatches, o Galaxy Watch Ultra, que tem duração de até quatro dias — e a medição da pressão arterial pelo Huawei D2.
O Huawei D2 é um relógio inteligente focado em monitoramento de saúde. Sua nova versão é a primeira a contar com tecnologia para mensurar a pressão arterial e está em avaliação pela Anvisa para ser reconhecida como um dispositivo médico oficial. A pulseira possui um airbag que infla, permitindo realizar medições diversas vezes ao longo do dia.
A empresa recomenda que o usuário apoie o punho no peito para obter uma medição mais precisa, mas essa é a única observação para o uso. Na apresentação, foi informado que é possível estabelecer planos com horários para a verificação da pressão e acompanhar os resultados pelo aplicativo.
Chegada no Brasil
A pré-venda começa no Brasil nesta segunda-feira (23), enquanto as vendas oficiais terão início em 14 de outubro. Segundo Morales, a Huawei não possui uma meta ou expectativa definida para as vendas no país, “o objetivo é tornar a marca conhecida”.
“A adoção de novas tecnologias nem sempre é rápida ou fácil. Comunicar e apresentar o nosso produto já é um desafio. Nossa meta é tornar a marca mais conhecida e explicar os benefícios que a adoção do smartwatch pode trazer no dia a dia. Esse é nosso maior objetivo”, diz Morales ao InfoMoney.
A Huawei não divulgou os preços oficiais de cada produto no Brasil, mas adiantou que o preço inicial do Huawei GT5 será a partir de R$ 1.499.
Na Europa, os preços apresentados foram: GT5 por 249 euros (R$ 1.510); GT5 Pro por 379 euros (R$ 2.300); D2 por 399 euros (R$ 2.415); e Ultimate por 899 euros (R$ 5.450).
A expectativa da empresa chinesa é trazer mais produtos para o país nos próximos anos, como seus tablets e fones de ouvido. “O Brasil tem um potencial de mercado enorme, mas precisamos de autoridade de marca para lançar novos produtos. Os relógios inteligentes são apenas o começo”, afirma o diretor de comunicação para a América Latina.
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