Publicidade
PEQUIM (Reuters) – O novo smartphone dobrável da Huawei tem despertado o orgulho dos chineses, com os apoiadores da empresa enfatizando nas redes sociais o que veem como a capacidade do país asiático de superar a Apple mesmo com sanções dos Estados Unidos. Mas o orgulho enfrenta um choque de realidade com o preço do aparelho: 2.800 dólares.
A gigante chinesa da tecnologia apresentou na terça-feira o Mate XT, o primeiro smartphone dobrável em três partes do setor, poucas horas depois que a Apple lançou o iPhone 16, que mostrou o mesmo design de retângulo com cantos arredondados que já é seguido há anos pela empresa.
Tanto o Mate XT quanto o iPhone 16 estarão à venda a partir de 20 de setembro, embora o Mate XT deve ser disponibilizado apenas na China.
“A Apple não caiu, mas a Huawei realmente ressurgiu”, comentou um usuário na rede social Weibo. Outro escreveu: “Os tempos estão mudando. As sanções dos EUA foram em vão.”
Um vídeo que supostamente mostra funcionários da Apple na China indo a uma loja da Huawei para assistir ao lançamento de um produto da empresa chinesa também se tornou o segundo item mais comentado no Weibo por 13 horas, obtendo 91 milhões de visualizações e mais de 6.600 comentários.
O lançamento do Mate XT segue o ressurgimento da Huawei no mercado de smartphones premium 5G no ano passado com a série de aparelhos Mate 60 e este ano com os modelos da série Pura, que têm chips produzidos internamente.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
Huawei busca roubar holofotes da Apple com lançamento de smartphone dobrável
Todos os lançamentos têm sido celebrados na China como um triunfo sobre as sanções dos EUA que, desde 2019, impediram a empresa de acessar chips avançados norte-americanos e outras tecnologias.
Continua depois da publicidade
Washington vê a Huawei como um risco à segurança nacional – uma acusação que a empresa nega. Desde então, as sanções dos EUA foram ampliadas para abranger proibições de exportação de chips altamente avançados dos EUA para todas as empresas chinesas, com Washington buscando impedir o avanço tecnológico da China.
Apesar do orgulho chinês, o preço inicial de 19.999 iuans (2.800 dólares) do Mate XT foi amplamente criticado por ser considerado fora do alcance dos consumidores comuns e insensível em um momento de crescimento econômico lento.
Uma pesquisa publicada no Weibo sobre o Mate XT mostrou que apenas 966 dos cerca de 9.200 entrevistados disseram que planejavam comprá-lo. Mais de 4.700 disseram que foram desencorajados pelo preço, enquanto outros 3.500 disseram que não estavam pensando em adquirir o aparelho no momento.
Continua depois da publicidade
“Não importa o quanto eu goste do produto, o preço parece uma loucura para mim”, disse uma pessoa de sobrenome Xu em uma loja da Huawei em Pequim.
“Talvez a Huawei não esteja realmente visando pessoas como eu”, acrescentou.