Grupo MoveEdu: a holding milionária que nasceu de uma falência

Rogério Gabriel, fundador da MoveEdu conta, em entrevista, sua história de empreendedorismo, de como faliu e das lições que aprendeu

Mariana Amaro

Rogério Gabriel, fundador e CEO do Grupo MoveEdu (Foto: Divulgação)
Rogério Gabriel, fundador e CEO do Grupo MoveEdu (Foto: Divulgação)

Publicidade

A MoveEdu, uma holding de educação fundada por Rogério Gabriel, deve faturar mais de R$ 650 milhões em 2024. Mas a história do empreendedor, nascido em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, começou bem antes disso e passou por muitos obstáculos – um deles, inclusive, o levou à falência.

Rogério nasceu em uma família de empreendedores. “Meu avô saiu do campo para empreender e meu pai também é empreendedor. Então ouvi isso a minha infância inteira e fui bastante influenciado”, diz Rogério Gabriel em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo. Mas, pelo bem da relação com a família, quando decidiu empreender também, Rogério preferiu seguir um caminho novo.

Leia também: De funeral a cápsula em gel: perto do primeiro bi, Unifor faz (e verticaliza) de tudo

Depois de estudar sobre ciências da computação, o executivo foi trabalhar em uma esmagadora de sucos de laranja para fazer a informatização da companhia. E, de lá, teve a inspiração de criar uma empresa para atuar neste ramo. Nascia, em 1990, a Precisão Informática. “Com o foco de levar a informatização para as empresas e, principalmente, no agronegócio – um setor que eu já conhecia”, diz.

Lá começou seu primeiro aprendizado: é importante chegar antes em um setor, mas não muito antes. “Em 1990, o agronegócio ainda não tinha passado pela profissionalização. Consegui alguns clientes mas era muito difícil vencer essa primeira barreira”, lembra.

A primeira mudança de rumo do negócio foi migrar para venda de computadores. “O mercado era fechado. Havia duas marcas de computadores – ambas muito caras. Com a abertura, começamos a importar computadores”, afirma. A empresa chegou a ter 10 lojas megastores no Brasil. “Era um local para os clientes testarem os produtos”, diz.

Continua depois da publicidade

Mudança de foco

A empresa tinha um tamanho médio quando dois fatores mudaram: o produto virou commodity e surgiram os grandes sites de comércio eletrônico. “Para continuar no jogo, a gente teria que crescer bastante e ganhar no volume. Mas, em 1997, não havia capital de risco no Brasil”, afirma. A empresa foi administrando seu fluxo de caixa, mas as contas não fechavam.

A solução foi criar um negócio paralelo, de treinar os micro e pequenos empresários. Para saber mais detalhes da história da empresa e conhecer sua estratégia para o futuro, veja o episódio completo publicado na última sexta-feira (13) no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Castbox e Amazon Music.

https://open.spotify.com/episode/3CD0MgVMmq6UTjMymXjlII?si=78dce1b204d04435

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo é uma produção do InfoMoney e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

Continua depois da publicidade

O programa já recebeu nomes como José Roberto Nogueira, fundador da Brisanet; Fernando Simões, do Grupo Simpar;  Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio DinizPaulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi;  José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link.

Livros indicados

Garra: O poder da paixão e da perseverança
Autora: Angela Duckworth
Editora Intrínseca

O modelo Jeff Bezos de comunicação
Autor: Carmine Gallo
Editora Benvirá

Do chão ao topo
Autores: Rogério Gabriel e Joaquim Castanheira
Editora Portfolio-Penguin

A regra é não ter regras: A netflix e a cultura da reinvenção
Autores: Reed Hastings e Erin Meyer
Editora Intrínseca

Elon Musk
Autor: Walter Isaacson
Editora Intrínseca

O InfoMoney não possui qualquer responsabilidade quanto a oferta e comercialização dos produtos divulgados neste material. A seleção de produtos e ofertas é feita de forma isenta e independente, e os preços são checados na data de publicação da reportagem, mas podem variar. Os veículos de comunicação apenas recebem uma comissão pelas compras realizadas pelo link constante no material. Caso tenha qualquer dúvida sobre a oferta ou produto, entre em contato diretamente com o parceiro vendedor.

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.