Conteúdo editorial apoiado por

Grupo Dia vende operação no Brasil por 100 euros

Gestora de ativos MAM, do Banco Master, assume negócio por valor simbólico

Iuri Santos

Crédito: Divilgação
Crédito: Divilgação

Publicidade

O Grupo Dia anunciou nesta manhã a venda de toda a sua operação no Brasil por um valor simbólico de 100 euros. A operação foi vendida a um veículo estruturado pela MAM Asset, ligada ao Banco Master, mas a instituição afirma não ter participado do investimento.

“A Operação, marcada no contexto dos persistentes resultados negativos no Dia
Brasil referido em fatos relevantes anteriores, leva ao total desinvestimento por parte do Grupo Dia no território brasileiro”, afirmou a empresa espanhola em fato relevante publicado junto ao órgão regulador do mercado de valores mobiliários espanhol. O Dia Brasil já passava por uma recuperação judicial e havia anunciado o fechamento de 343 lojas em março deste ano.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

GRATUITO

CURSO DE DIVIDENDOS

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas

A controladora espanhola afirma que o movimento permitirá ao Grupo Dia focar em seus mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento, argumento já utilizado em março, quando anunciou o fechamento das lojas. “Espanha e Argentina, onde atualmente o Grupo Dia logrou uma posição relevante com uma estratégia centrada na distribuição de alimentos por proximidade.”

Além de ter se concretizado pelo valor simbólico de 100 euros, o Grupo Dia assumiu compromissos de “contribuição de recursos” em benefício do Dia Brasil no valor de 39 milhões de euros para que os compradores brasileiros, clientes da MAM Asset, consigam superar o processo de recuperação judicial.

Fora o aporte de 39 milhões de euros, o negócio deve gerar, ainda, um saldo contábil negativo de 30 milhões de euros pelo pagamento de dívidas financeiras com garantia, 27 milhões de euros para reclassificação das diferenças de conversão associadas ao Real e 5 milhões de euros em despesas operacionais.

Continua depois da publicidade

*A matéria foi atualizada às 12h39* para incluir a informação de que o Banco Master, por meio da MAM Asset, apenas viabilizou o veículo de investimento e não teve participação no investimento.

Iuri Santos

Repórter de inovação e negócios no IM Business, do InfoMoney. Graduado em Jornalismo pela Unesp, já passou também pelo E-Investidor, do Estadão.