Conteúdo editorial apoiado por

Grupo Dia fecha 343 lojas no Brasil

Sequencia de resultados negativos justificam movimento estratégico, diz a empresa

Iuri Santos

Publicidade

O Grupo de supermercados Dia anunciou nesta quinta-feira (14) o fechamento de 343 lojas e três armazéns, permanecendo apenas em São Paulo, em um processo de reestruturação da sua operação no Brasil.

Em comunicado enviado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNNV), agência reguladora espanhola, o grupo diz que a medida foi tomada em função dos “persistentes resultados negativos do Dia Brasil”.

São “lojas de baixo desempenho”, especificou a companhia no comunicado assinado pelo seu diretor financeiro, Guillaume Marie Didier, apontando que, após esses fechamentos, vai analisar alternativas estratégicas para o restante de seus negócios no Brasil.

Continua depois da publicidade

“Essa medida permitirá o direcionamento de recursos aos mercados mais lucrativos do Grupo Dia, Espanha e Argentina, onde a companhia alcançou uma posição de liderança no mercado com foco estratégico em distribuição de alimentos em proximidade.”

Separadamente, em comunicado à imprensa, o grupo Dia disse que estava ajustando o número de lojas no país para focar na região de São Paulo, onde concentra sua operação e onde continuará operando 244 unidades

O Dia abriu sua primeira loja no país em 2001. A entidade anunciou em agosto a sua saída de Portugal, onde vendeu os seus quase 500 supermercados para se concentrar em seus mercados principais, além de reiterar seu compromisso com desinvestimentos para reduzir sua alavancagem financeira líquida.

Continua depois da publicidade

Em fevereiro, a rede de supermercados reduziu seu prejuízo líquido anual para 30 milhões de euros, ante prejuízo de 124 milhões de euros registrado em um 2022 difícil para a empresa.

(com Reuters)

Ricardo Bellino ensina

Como negociar e Persuadir

Aprenda a arte da persuasão com um negociador de elite; saiba como influenciar e convencer pessoas com as estratégias de Ricardo Bellino, um dos maiores dealmakers do Brasil.

Tópicos relacionados

Iuri Santos

Repórter de inovação e negócios no IM Business, do InfoMoney. Graduado em Jornalismo pela Unesp, já passou também pelo E-Investidor, do Estadão.