Conteúdo editorial apoiado por

Gosto estranho e dor de barriga: Starbucks vai retirar linha de bebidas com azeite

Linha de bebidas quentes com azeite virgem foi lançada pelo fundador da empresa, Howard Schultz, em 2023; novo CEO, Brian Niccol, assumiu há uma semana prometendo simplificar o menu, considerado "muito complexo"

Equipe InfoMoney

Linha de bebidas quentes da Starbucks Oleato, que leva uma infusão de azeite extra-virgem (Foto: Divulgação/Starbucks)
Linha de bebidas quentes da Starbucks Oleato, que leva uma infusão de azeite extra-virgem (Foto: Divulgação/Starbucks)

Publicidade

Pouco mais de um ano após um badalado lançamento, a rede de cafeterias Starbucks está retirando de seu menu nos Estados Unidos e Canadá no início de novembro sua linha de cafés Oleato, que trazia como ingrediente da bebidas quentes uma de infusão de azeite de oliva extra virgem Partanna.

Desde o lançamento, clientes da rede e até baristas têm reclamado o gosto e da aparência das bebidas. Muitos relataram “visitas ao banheiro” após experimentar a novidade.

O anúncio veio menos de uma semana depois que o novo CEO da rede, Brian Niccol, prometeu sacudir o menu da gigante das cafeterias em uma tentativa de reconquistar clientes, lembra a BBC. As vendas da empresa vêm caindo à medida que os consumidores veem seus orçamentos apertados pelo aumento do custo de vida.

Continua depois da publicidade

A Starbucks informou que a linha de bebidas Oleato ainda será vendida em alguns pontos de da Itália, Japão e China.

“Embora essa decisão tenha sido tomada antes de Brian Niccol assumir o cargo de CEO, a decisão de remover as bebidas se alinha com sua estratégia de simplificar o menu”, disse um porta-voz da Starbucks à BBC.

Niccol, que veio da rede de comida mexicana Chipotle, prometeu na semana passada simplificar o que descreveu como um “menu excessivamente complexo” da Starbuks.

Continua depois da publicidade

As vendas globais da rede caíram 7% entre julho e setembro em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A Starbucks lançou as bebidas Oleato na América do Norte há menos de um ano, após serem vendidas inicialmente na Itália, numa tentativa do fundador Howard Schultz de revitalizar a oferta de bebidas.

A linha apresenta um expresso batido gelado e um latte com azeite de oliva e leite de aveia.

Continua depois da publicidade

Schultz disse na época que teve a ideia depois de ser apresentado ao costume mediterrâneo de tomar uma colher de azeite de oliva por dia.

“Durante minha primeira viagem a Milão em 1983, fui cativado pelo senso de comunidade, conexão e paixão pelo café que encontrei nos bares de café expresso da cidade. Foi essa viagem que me inspirou a trazer o ritual do café expresso artesanal para a Starbucks e para a América. Oleato representa a próxima revolução no café que reúne uma alquimia dos melhores ingredientes da natureza – grãos de café arábica Starbucks e azeite de oliva extra virgem prensado a frio Partanna “, disse no lançamento da linha.

Mas as bebidas foram recebidas com reações mistas dos clientes, com alguns reclamando de dores de estômago ou problemas intestinais.

Empreendedor de Alta Performance

CURSO ONLINE

Rian Tavares revela o segredo para gestão empresarial baseada em método de atletas de alto desempenho.