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Google sai vitorioso em processo antitruste nos EUA sobre mapas digitais

Autores da ação alegavam que o Google estava proibindo ilegalmente desenvolvedores de usarem dados da empresa em seus mapas

Reuters

Usuário usando o Google Maps no celular (Foto de Ingo Joseph/Pexels)
Usuário usando o Google Maps no celular (Foto de Ingo Joseph/Pexels)

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O Google obteve na segunda-feira (16) uma decisão judicial na Califórnia que rejeitou uma ação coletiva que alegava que a companhia restringe excessivamente a forma como os clientes usam seus produtos de mapas digitais, fazendo com que paguem preços mais altos.

O juiz distrital dos Estados Unidos Richard Seeborg rejeitou as alegações dos autores da ação, incluindo a empresa de marketing Dream Big Media, de que o Google estava proibindo ilegalmente os desenvolvedores de usarem dados da empresa em seus mapas.

Os autores processaram em 2022 a tecnologia do Google que permite que os clientes apresentem um mapa da companhia e outras informações relacionadas a lugares e rotas em um site ou aplicativo de terceiros.

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A decisão de Seeborg afirma que os autores da ação não haviam apresentado fatos suficientes para convencê-lo de que o Google estava monopolizando os serviços de mapeamento. Ele rejeitou o caso com prejuízo, o que significa que ele não pode ser apresentado novamente.

O Google e os advogados dos autores da ação não comentaram o assunto.

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Os queixosos incluíram empresas, desenvolvedores de aplicativos e compradores individuais de produtos de mapeamento do Google.

O processo afirmava que os clientes de mapas deveriam ter permissão para “misturar e combinar” ao usarem alguns produtos de mapas do Google e dados da concorrência ao mesmo tempo para recursos interativos em sites e outros aplicativos.

O Google rebateu que os autores da ação não estavam lendo corretamente os termos de serviço de mapeamento da empresa. Um cliente não pode “vincular” um mapa do Google a um mapa que não seja do Google, disse a empresa durante o processo.

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Os autores da ação não mostraram “nem mesmo uma única instância” da empresa “impedindo um desenvolvedor de usar ou exibir conteúdo que não seja do Google com ou próximo a um mapa do Google”, segundo o Google.

O Google enfrenta outros processos judiciais sobre suas práticas e produtos, incluindo buscas e seu pacote de publicidade digital. O Google negou as alegações do governo dos Estados Unidos e de outros nesses casos.