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O Google (GOGL34) anunciou nesta sexta-feira (13) o lançamento do Agentspace, agente virtual movido a IA destinado a empresas. A ferramenta permite que funcionários façam buscas, rascunhos de conteúdo e automatização de tarefas com base em prompts, os comandos enviados às inteligências artificiais generativas.
Segundo a empresa, a ferramenta poderá rodar em sistemas internos das empresas, o que significa que ela não precisa acessar a nuvem pública. Isso permite que respostas sejam dadas com base em dados confidenciais sem que haja risco de compartilhamento.
A tecnologia roda com o modelo de linguagem grande (LLM, na sigla em inglês) Gemini. A empresa já disponibiliza um cadastro para acesso antecipado à ferramenta.
Dados de sistemas terceiros como Google Drive, Jira, Microsoft Sharepoint podem ser usados para abastecer o sistema. Por meio de uma interface, o usuário poderia interagir com as informações fazendo buscas simples, pedindo resumos de documentos ou até sugestões para a elaboração de produtos.
O agente encontra concorrentes em outras big techs como Microsoft (MSFT34) e Oracle (ORCL34). Empresas como a Salesforce também tem aproveitado os dados utilizados pelas corporações em sua plataforma para desenvolver seu agente.
“Nossos estudos mostram que os colaboradores das empresas usam uma média de quatro a seis ferramentas apenas para fazer e responder a uma pergunta. Com o Google Agentspace e o NotebookLM Plus, estamos ajudando os clientes a aproveitar o poder da IA generativa para desbloquear novos níveis de produtividade dos funcionários”, afirma Marcel Silva, chefe de vendas de Inteligência Artificial para a América Latina do Google Cloud.
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O executivo menciona o NotebookLM porque essa foi outra das novidades divulgadas nesta sexta-feira. A ferramenta, já disponível para o público desde 2023, agora ganha uma versão corporativa e para instituições de ensino. Batizada NotebookLM Plus, a nova versão será disponibilizada para clientes do Google Cloud.
Ela permite que usuários enviem documentos e peçam à inteligência artificial que ela faça resumos, promova insights e promova a interação com dados em diversos formatos. As respostas podem, por exemplo, vir em texto ou áudio.
A assinatura da solução também pode ser adquirida separadamente por meio do Google Cloud e estará disponível no Google One AI Premium em 2025.