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A empresa de táxis autônomos da General Motors, a Cruise, passará por uma supervisão mais rigorosa e pagará uma multa para resolver as alegações dos reguladores de segurança automotiva dos EUA de que não divulgou adequadamente informações sobre um acidente envolvendo um de seus carros que atingiu e arrastou um pedestre no outono passado.
A unidade Cruise da GM deve pagar uma penalidade civil de US$ 1,5 milhão, enviar relatórios regulares sobre suas operações de carros autônomos e se reunir trimestralmente com funcionários da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA, de acordo com os termos de uma ordem de consentimento anunciada pela agência nesta segunda-feira (30).
A ação de fiscalização decorre de um incidente em outubro de 2023 em San Francisco, no qual um robotáxi da Cruise arrastou um pedestre por cerca de 6 metros antes de parar completamente. A falha de segurança feriu gravemente o pedestre e resultou na suspensão da licença da Cruise para operar na Califórnia. O incidente levou a Cruise a recolher seu sistema de condução automatizada. A NHTSA também abriu uma investigação sobre defeitos.
A agência informou na segunda-feira que dois relatórios fornecidos pela Cruise sobre o incidente não divulgaram detalhes pós-acidente conforme exigido, além de “vários relatórios incompletos” apresentados pela empresa ao regulador.
“É vital para as empresas que desenvolvem sistemas de condução automatizada priorizar a segurança e a transparência desde o início”, disse a vice-administradora da NHTSA, Sophie Shulman, em um comunicado.
Após o incidente em San Francisco, a Cruise passou por uma reestruturação total, com a renúncia do fundador e CEO Kyle Vogt, a demissão de nove executivos e uma redução de 25% na equipe.
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“Nosso acordo com a NHTSA é um passo à frente em um novo capítulo para a Cruise, construindo sobre nosso progresso sob nova liderança, processos e cultura aprimorados, e um compromisso firme com maior transparência com nossos reguladores”, disse o diretor de segurança da Cruise, Steve Kenner, em um comunicado.
A Cruise recentemente retomou o trabalho de desenvolvimento em vias públicas na Califórnia e tem testado seus carros com motoristas de segurança no Texas e no Arizona, após ter recolhido sua frota após o incidente com o pedestre no ano passado.
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