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GM aceita pagar multa de R$ 8 milhões após acidente com táxi autônomo

Regulador multou montadora por não relatar adequadamente um acidente em que um de seus táxis autônomos feriu gravemente um pedestre no ano passado

Bloomberg

Em um incidente em outubro de 2023 em San Francisco, um robotáxi da Cruise arrastou um pedestre por cerca de 6 metros antes de parar completamente (David Paul Morris/Bloomberg)
Em um incidente em outubro de 2023 em San Francisco, um robotáxi da Cruise arrastou um pedestre por cerca de 6 metros antes de parar completamente (David Paul Morris/Bloomberg)

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A empresa de táxis autônomos da General Motors, a Cruise, passará por uma supervisão mais rigorosa e pagará uma multa para resolver as alegações dos reguladores de segurança automotiva dos EUA de que não divulgou adequadamente informações sobre um acidente envolvendo um de seus carros que atingiu e arrastou um pedestre no outono passado.

A unidade Cruise da GM deve pagar uma penalidade civil de US$ 1,5 milhão, enviar relatórios regulares sobre suas operações de carros autônomos e se reunir trimestralmente com funcionários da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA, de acordo com os termos de uma ordem de consentimento anunciada pela agência nesta segunda-feira (30).

A ação de fiscalização decorre de um incidente em outubro de 2023 em San Francisco, no qual um robotáxi da Cruise arrastou um pedestre por cerca de 6 metros antes de parar completamente. A falha de segurança feriu gravemente o pedestre e resultou na suspensão da licença da Cruise para operar na Califórnia. O incidente levou a Cruise a recolher seu sistema de condução automatizada. A NHTSA também abriu uma investigação sobre defeitos.

A agência informou na segunda-feira que dois relatórios fornecidos pela Cruise sobre o incidente não divulgaram detalhes pós-acidente conforme exigido, além de “vários relatórios incompletos” apresentados pela empresa ao regulador.

“É vital para as empresas que desenvolvem sistemas de condução automatizada priorizar a segurança e a transparência desde o início”, disse a vice-administradora da NHTSA, Sophie Shulman, em um comunicado.

Após o incidente em San Francisco, a Cruise passou por uma reestruturação total, com a renúncia do fundador e CEO Kyle Vogt, a demissão de nove executivos e uma redução de 25% na equipe.

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“Nosso acordo com a NHTSA é um passo à frente em um novo capítulo para a Cruise, construindo sobre nosso progresso sob nova liderança, processos e cultura aprimorados, e um compromisso firme com maior transparência com nossos reguladores”, disse o diretor de segurança da Cruise, Steve Kenner, em um comunicado.

A Cruise recentemente retomou o trabalho de desenvolvimento em vias públicas na Califórnia e tem testado seus carros com motoristas de segurança no Texas e no Arizona, após ter recolhido sua frota após o incidente com o pedestre no ano passado.

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