Walmart vende “réplica” de bolsa Hermès por R$ 480 — e gera uma onda de amor e ódio

A imitação da bolsa de luxo, que varia de US$ 10 mil a US$ 40 mil para uma nova, ou mais de US$ 300 mil no mercado de revenda, está bombando nas redes sociais

Fortune Sydney Lake

Walmart está vendendo uma imitação da bolsa Birkin da Hermès (Getty Images/Edward Berthelot)
Walmart está vendendo uma imitação da bolsa Birkin da Hermès (Getty Images/Edward Berthelot)

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Neste ano, o Walmart provou ser o mestre das imitações. O varejista atraiu tanto famílias de baixa quanto de alta renda, oferecendo preços baixos em produtos que parecem de alta qualidade, incluindo muitos itens que parecem pertencer a lojas como Pottery Barn, uma rede de lojas de móveis, ou Crate & Barrel, que vende produtos de decoração.

E o “Wirkin” — a réplica da ilustre bolsa Birkin da Hermès — é talvez a mais popular das ofertas de designer do Walmart. A imitação de US$ 78 da bolsa de luxo, que varia de US$ 10 mil a US$ 40 mil para uma nova, ou mais de US$ 300 mil no mercado de revenda, está bombando nas redes sociais.

A bolsa Birkin do Walmart, que é listada como “KAMUGO Genuine Leather Handbags Purse for Women”, de fato, fez tanto sucesso que parece ter esgotado no site do Walmart. O Walmart não respondeu imediatamente ao pedido da Fortune para comentar se o produto estava completamente esgotado ou se seria reabastecido.

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“Não importa qual seja o seu orçamento, temos algo a oferecer”, disse um porta-voz do Walmart à Fortune. “Isso pode fazer as pessoas se sentirem realmente orgulhosas do que estão colocando na mesa em termos de comida, ou vestuário, ou da maquiagem que estão comprando, do ponto de vista da beleza.”

A bolsa do Walmart também é feita de couro e vem com o recurso de fecho característico da Birkin.

No entanto, os proprietários de bolsas Birkin autênticas têm sido menos entusiasmados com a versão do Walmart da bolsa exclusiva. De acordo com a Sotheby’s, os clientes devem ter um histórico de compras com a Hermès para comprar uma Birkin. A Hermès não respondeu imediatamente ao pedido da Fortune para comentar.

“A bolsa que você vê no site do Walmart não é uma Birkin”, disse uma usuária do TikTok enquanto segurava sua bolsa Birkin autêntica. “Não é feita pela Hermès. Não tem nenhuma afiliação com a Hermès ou com a Birkin. É uma duplicata. Uma cópia. Uma peça inspirada. Não é uma Birkin. Por favor, não pense que você está comprando uma Birkin. Porque você não está.”

A Hermès Birkin, que o New York Times chama de “emblema globalmente reconhecido de status e riqueza”, tornou-se tão cara que o valor das bolsas cresceu mais rápido do que o S&P 500 e o preço do ouro — com um retorno sobre o investimento de mais de 500% ao longo de 35 anos, segundo um estudo do mercado online Baghunted.

Walmart e a imitação

A febre da bolsa Birkin do Walmart é apenas o mais recente impulso para o maior varejista do mundo, que teve um forte desempenho em 2024. A empresa ficou particularmente satisfeita com o aumento em uma base de clientes: pessoas que ganham mais de US$ 100 mil por ano.

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“Tivemos um trimestre realmente forte”, disse o CFO do Walmart, John David Rainey, ao Yahoo Finance após o relatório de lucros do terceiro trimestre em novembro. A empresa viu ganhos em todas as categorias de produtos e faixas de renda, e cerca de 75% de seus ganhos de participação vieram de lares que ganham mais de US$ 100 mil por ano, disse Rainey, uma fatia da população geralmente associada a compras no Target.

Dominar as imitações coincide com mudanças demográficas na base de clientes do Walmart. Embora alguns clientes mais ricos possam tecnicamente optar pela “coisa real” a um preço mais alto, eles também estão mais preocupados em encontrar o melhor valor para um produto, disse Kaveh Vahdat, fundador e presidente da empresa de serviços de CMO fracionário RiseOpp, anteriormente à Fortune.

O Walmart “misturou produtos premium com sua acessibilidade característica, tornando socialmente aceitável para compradores de alta renda dizer: ‘Eu comprei isso no Walmart’”, disse Vahdat.