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Por que até o Zoom – sim, o Zoom – retomou o trabalho presencial

De acordo com diretor de RH da empresa, "facilitar conexões é essencial"

Jane Thier Fortune

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O Zoom, o campeão da era da pandemia e nome reconhecido quando o assunto é videoconferências, está de volta ao escritório. Mas o que explica isso?

“Facilitar conexões é essencial à medida que expandimos além de nosso negócio principal para outros setores verticais”, explicou Matthew Saxon, diretor de pessoal do Zoom, em recente entrevista à Fortune. “A maioria de nós ainda está trabalhando de forma remota, mas acho que muitas pessoas esquecem de nossos diversos produtos e soluções projetados apenas para trabalho presencial.”

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O Zoom tem clientes, “a propósito, em toda a gama”, disse Saxon, que ingressou na empresa oriundo da Meta em 2022. “Temos clientes que estão trabalhando inteiramente a partir do escritório. Atendemos clientes totalmente remotos e também toda uma variedade de modelos híbridos. Nosso foco é garantir uma forte centralização no cliente; isso implica compreender profundamente os casos de uso e os desafios específicos dos clientes.

Sede do Zoom na Califórnia. Crédito: Justin Sullivan/Getty Images)


Isso se torna um desafio, especialmente ao avaliar as necessidades dos trabalhadores completamente presenciais, se a principal força de trabalho do Zoom permanecer permanentemente remota.

Portanto, Saxon e outros líderes seniores da empresa informaram aos colaboradores que, se morassem a menos de 80 quilômetros de um escritório do Zoom, deveriam comparecer dois dias por semana, seguindo uma estrutura determinada pela equipe. (Os quatro escritórios do Zoom nos EUA localizam-se em San Jose; Denver; Santa Bárbara; e Kansas City, Kansas.) Na primeira semana após o lançamento, começaram a fazer sugestões para aprimorar os produtos e aumentar a eficiência, explicou Saxon.

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Home office (Luca Bravo/Unsplash)

“Sinceramente, temos testemunhado uma revolução na forma como trabalhamos, e não estou falando apenas do Zoom”, continuou. “Estou falando sobre a transição da sobrevivência para a prosperidade, e acredito que, de forma geral, como sociedade, já podemos considerar essa questão resolvida quando se trata da capacidade de trabalhar remotamente.” Atualmente, ainda não está claro se podemos alcançar a prosperidade e o que exatamente isso significa neste momento.”

Leia mais: Também adoro o trabalho remoto, mas os benefícios da interação presencial inclinam a balança a favor de um local de trabalho presencial: Fundador Jotform

E daí temos o próprio Saxon, que trabalha apenas remotamente a partir de Austin. “Eu acredito que consigo gerenciar pessoas de forma eficaz pelo Zoom enquanto trabalho totalmente on-line”, afirmou ele à Fortune. “Vou ao escritório de vez em quando, obviamente, para cumprir minha função, mas na maioria das vezes estou em casa.”

Isso torna Saxon um exemplo vivo da missão do Zoom – ou daquilo que muitos consideravam sua missão durante a pandemia, quando, frequentemente, o escritório não era uma opção e o trabalho era realizado de um só jeito.

Como explicar a razão por trás da decisão



Esses dois dias de trabalho para os funcionários locais incluem importantes atividades presenciais, como treinamento e reuniões gerais, seguidas por um simples momento de confraternização após o expediente. “Mas não acho que isso seja necessário o tempo todo,” analisou Saxon. “Uma pitada de trabalho pessoal de vez em quando realmente pode ajudar, mas, novamente, vimos pessoas que estavam vindo ao escritório para fazer seu trabalho individual. Nesse cenário, não há grande diferença se você estiver em uma chamada pelo Zoom.

Não há dúvida que esses outros valores agregados, como a construção de relacionamentos e o networking, são indiscutivelmente valiosos. Entretanto, trabalhadores individuais são “certamente muito eficazes através do envolvimento e interação puros exclusivamente pelo Zoom”, ponderou Saxon.

“Acho que podemos fazer as coisas com muita eficiência”, sem um escritório, disse Saxon. Porém, se eles, como a Zoom Corporate, optarem por retornar ao escritório, essa decisão deverá ser intencional, e os decisores terão que mostrar seu trabalho. “A consideração é crucial”, aconselhou.

Pixabay


Quando foi tomada a decisão de regressar ao escritório, logo após a chegada de Saxon, os colaboradores da Zoom quiseram saber o “porquê”, lembrou. Então a equipe os informou. “Tivemos uma conversa boa e honesta sobre nossos produtos, nossa base de clientes e sobre como iremos melhorar”, disse. “Quando adotávamos uma política mais flexível quanto aos dias de comparecimento, percebemos que ela era subotimizada, conforme nos informaram os colaboradores. Então dissemos: ‘Ok, bem, vamos experimentar este modelo diferente’. Acho que foi um sucesso.”

O viés da proximidade pode ajudar, mas nem sempre consegue proteger você.

Outra vantagem de trabalhar ao lado do seu chefe: pode ajudar os colaboradores mais novos a alcançarem o sucesso, já que os impactos psicológicos das reuniões presenciais são quase impossíveis de replicar. “O viés da proximidade certamente existe”, reconheceu Saxon. “Acho que cabe a nós garantirmos que tenhamos um fluxo de informações de qualidade, para que coisas como trabalho assíncrono possam acontecer. Também precisamos ter certeza de que temos algum nível de divulgação de informações e métricas.”

Monitorar esses números de desempenho rigorosos garante que trabalhadores remotos em locais distantes não sejam discriminados durante avaliações para aumentos salariais, promoções, ou em momentos de reduções de pessoal. A Zoom realizou várias delas, incluindo uma em fevereiro que reduziu quase 2% de sua força de trabalho, segundo a CNBC.
Nessa frente, disse Saxon, aplicam-se as mesmas regras de transparência. “É importante comunicar por que certas decisões precisam ser tomadas. Acredito que os colaboradores agora esperam isso, e acho que é uma expectativa justa”, comentou. “Eles nem sempre precisam concordar com isso, mas acho muito importante reservar um tempo para explicar as coisas. Investimos muito tempo nisso, mesmo quando estávamos [demitindo trabalhadores].”

Depois da explicação vem a escuta. “Precisávamos dar às pessoas meios para expressarem seus sentimentos e serem ouvidas – isso é fundamental”, disse Saxon. “Uso a analogia de que a cultura é como um jardim. Ela precisa constantemente de ar, nutrição, água e refino. A cultura é algo muitíssimo sutil, mas importante, que requer uma abordagem cuidadosa.

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