Conteúdo editorial apoiado por

GM vai aposentar Chevrolet Malibu para fabricar mais carros elétricos

Toyota, Honda e a Hyundai ainda comercializam centenas de milhares de sedãs e compactos, mas muito menos que nas décadas anteriores

Neal E. Boudette The New York Times

Chevrolet Malibu. Crédito: Divulgação
Chevrolet Malibu. Crédito: Divulgação

Publicidade


A General Motors anunciou que deixará de produzir o Chevrolet Malibu, o último sedã acessível em sua linha de modelos nos EUA. O Malibu é um modelo icônico que foi introduzido na década de 1960, quando a empresa era uma força dominante na economia dos EUA.

Os motoristas norte-americanos optam pelos SUVs e se afastam dos sedãs, compactos e hatchbacks há anos. Os dois rivais da GM em Detroit, a Stellantis e a Ford Motor Co., também reduziram muito sua lista de carros nos Estados Unidos.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita



Montadoras estrangeiras como a Toyota, Honda e a Hyundai ainda comercializam centenas de milhares de sedãs e compactos todos os anos, mas muito menos do que nas décadas anteriores, quando o Toyota Camry e o Honda Accord estavam entre os veículos mais populares nas estradas dos EUA. Mês passado, a montadora japonesa Subaru anunciou que deixará de fabricar seu sedã Legacy no próximo ano.

A GM produz o Malibu em uma unidade em Fairfax, Kansas, e continuará a fabricar o carro até o final deste ano, quando planeja reequipar a fábrica para montar uma nova versão do Chevrolet Bolt, um carro elétrico, e o Cadillac XT4, um SUV de luxo.

Os consumidores migraram de carros menores para SUVs e picapes mais espaçosos para transportar crianças e equipamentos recreativos como bicicletas e caiaques. As montadoras ajudaram nessa tendência ao oferecer cada vez mais veículos maiores, que geram lucros maiores do que sedãs e compactos.

O Malibu foi lançado em 1964 para ser um sedã familiar de luxo. Quatro anos depois, a GM adicionou uma versão esportiva e de alto desempenho, o Malibu SS. A GM parou de fabricar o Malibu em 1983, quando foi forçada a reduzir seu tamanho devido à crescente concorrência estrangeira. Ela reintroduziu o modelo em 1997, mas ele quase sempre ficou atrás do Camry e do Accord em vendas.

Continua depois da publicidade

Leia mais: Toyota espera para 2026 um boom da tecnologia para veículos elétricos

Desde sua introdução, a GM vendeu mais de 10 milhões de Malibus. Mas as vendas caíram nos últimos anos. Em 2023, a montadora comercializou 130 mil deles e as entregas caíram 47% nos últimos três meses do ano. Uma década antes, a fabricante normalmente vendia cerca de 200 mil unidades do Malibu por ano.

Em 2023, a GM anunciou que interromperia a produção do Chevrolet Camaro, um carro esportivo. Ela continua fabricando o Chevrolet Corvette. Sua marca Cadillac fabrica dois sedãs movidos a gasolina e ela tem planos de começar a vender um carro elétrico de última geração este ano. Atualmente, todos os outros modelos fabricados pela GM para o mercado dos EUA são picapes ou SUVs.

A Ford eliminou os sedãs de sua linha há vários anos. O Mustang é o único carro que ela fabrica para o mercado norte-americano. A Stellantis, proprietária da Chrysler, agora se concentra principalmente em picapes, SUVs e minivans, embora a empresa tenha anunciado que começará a fabricar uma versão elétrica do Dodge Challenger, seu carro de alto desempenho, em 2025.

Claro que o Malibu pode retornar algum dia, talvez na forma de veículo elétrico. As montadoras muitas vezes ressuscitam e reaproveitam nomes de modelos antigos, especialmente aqueles dos quais os compradores se lembram com carinho.

NYT: ©.2024 The New York Times Company