Conteúdo editorial apoiado por

Conheça David Ellison, futuro chefe da Paramount e o mais novo magnata de Hollywood

Executivo deve assumir também o comando de um vasto império de mídia que engloba a CBS, a MTV

Benjamin Mullin The New York Times

Publicidade


A carreira de David Ellison em Hollywood foi marcada por sucessos de bilheteria repletos de suspense, acrobacias e reviravoltas improváveis.


Mas no domingo ele deu seguimento ao seu maior suspense de todos ao finalizar um acordo de fusão com a Paramount após meses de negociações com a empresa e sua acionista controladora, Shari Redstone. Se o acordo for fechado, Ellison assumirá o comando de um vasto império de mídia que engloba a CBS, a MTV e o estúdio de cinema Paramount.

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de crescimento para os próximos meses e anos

Embora Ellison, 41, tenha se unido ao grupo dos poderosos de Hollywood há mais de uma década, ele não havia recebido tanta visibilidade até agora. Veja, a seguir, alguns destaques de sua trajetória profissional.

Continua depois da publicidade

David Ellison, filho do bilionário da Oracle Larry Ellison, no escritório da Skydance Productions em Santa Monica, Califórnia, em 15 de junho de 2015. A fusão de sua empresa com a Paramount o coloca no comando de um império de mídia que inclui CBS, MTV e Paramount estúdio de filme. (Sam Comen/The New York Times)


Quem é David Ellison e sua empresa, Skydance



Uma breve olhada na página de Ellison no Internet Movie Database revela uma carreira relativamente discreta como ator, com papéis de menor relevância em filmes como o drama de guerra “Flyboys” e a comédia adolescente “Más companhias”, em que interpretou o “Estudante Nº 1”. Sua estrela em Hollywood começou a brilhar apenas quando ele se tornou produtor.

Depois de abandonar a Universidade do Sul da Califórnia e desistir de atuar, Ellison passou a produzir. A considerável influência de sua família — ele é filho do fundador da Oracle, Larry Ellison — foi crucial para financiar filmes de grande orçamento como “Missão: Impossível – Protocolo Fantasma” e “Além da Escuridão – Star Trek”.

Ao longo do tempo, a valorização da empresa de David Ellison, Skydance Media, ultrapassou os US$ 4 bilhões, impulsionada por investimentos de empresas de capital privado como RedBird Capital Partners e KKR. Ellison, CEO da Skydance, coproduziu sucessos como “Top Gun: Maverick” e “G.I. Joe: Retaliação” com a Paramount, o que lhe deu acesso aos executivos da empresa e suas franquias mais valiosas.

Muito antes de produzir “Top Gun: Maverick”, Ellison já era um tipo destemido. Em 2022, em entrevista ao The New York Times, ele revelou que começou a pilotar aviões na adolescência e competiu em shows aéreos acrobáticos até os 20 anos.

Como a família de Ellison está envolvida em Hollywood


Larry Ellison, que teve uma participação especial em “Homem de Ferro 2”, está pessoalmente apoiando a oferta da Skydance pela Paramount, trazendo seu conhecimento e riqueza em tecnologia para impulsionar o acordo.

A irmã de David Ellison, Megan Ellison, também é uma presença constante em Hollywood: em 2011, ela fundou a Annapurna, que produziu “Ela” e “Trapaça”. A mulher de Ellison, Sandra Lynn, também atua no show business: ela é a cantora e compositora country por trás de músicas como “I Think of You” e “Somebody Kissed Me at a Bar”. Nem Megan Ellison nem Sandra Lynn fazem parte da equipe executiva da Skydance.

Quais são os planos de David Ellison para a Paramount?



Embora Ellison não tenha divulgado publicamente seus planos para a Paramount, ele os discutiu previamente com um comitê especial do conselho da empresa. Segundo duas fontes familiarizadas com sua proposta ao conselho da Paramount, ele explorou a possibilidade de fazer uma parceria com outra grande empresa de entretenimento em uma joint venture de streaming nos Estados Unidos, alinhando-se à tendência mais ampla de consolidação.

Duas fontes que conhecem como pensa Shari Redstone afirmaram que a acionista controladora da Paramount está entusiasmada com outros aspectos do acordo com a Skydance. Ela acredita que a equipe administrativa de Ellison agregará conhecimento em tecnologia e animação à empresa combinada.

Ellison também propôs à Paramount um plano para fortalecer os recursos de streaming da empresa com recomendações aprimoradas e acordos mais eficientes com provedores de dados, afirmou uma fonte familiarizada com a apresentação. A Skydance tem participação acionária nos programas e filmes de maior sucesso financeiro da Paramount, incluindo “Missão: Impossível” e “Top Gun”, portanto, a união das duas empresas poderia dar à empresa combinada mais flexibilidade na gestão de suas franquias.

Um executivo chave nas negociações com a Skydance é Jeff Shell, ex-CEO da NBCUniversal. Shell, que se uniu ao investidor da Skydance, RedBird Capital, no ano passado, assumirá a presidência da Paramount.

Continua depois da publicidade

A Skydance tem vínculos com outras empresas de Hollywood?



Apesar da forte ligação da Skydance com a Paramount, a empresa também produziu filmes para outros estúdios de Hollywood. A Skydance possui um contrato de vários anos para produzir filmes de animação para a Netflix e colaborou com a Amazon em filmes como “A Guerra do Amanhã” e “Sem Remorso”.

A Skydance também entrou recentemente no negócio de mídia esportiva. A Skydance Sports, uma divisão iniciada em 2021, fechou um acordo em 2022 para fazer uma parceria com a NFL para criar uma produtora que expandiria o alcance da programação esportiva. E no ano passado produziu “Air: A História Por Trás do Logo”, um filme sobre a criação da marca Air Jordan, da Nike.

NYT: ©.2024 The New York Times Company