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Ford lança nova estratégia para carros elétricos, atrasará picape e cancela SUV

A montadora assumirá um encargo especial de cerca de 400 milhões de dólares envolvendo o SUV de três fileiras

Reuters

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DETROIT, Estados Unidos (Reuters) – A Ford está reformulando planos sobre veículos elétricos, eliminando um utilitário esportivo (SUV) de três fileiras e adiando o lançamento de uma picape de próxima geração, ao mesmo tempo em que adiciona uma nova picape e uma van à sua futura linha.

A montadora assumirá um encargo especial de cerca de 400 milhões de dólares envolvendo o SUV de três fileiras, o que também pode resultar em despesas adicionais e gastos em dinheiro de até 1,5 bilhão de dólares.

A desaceleração da demanda por carros elétricos fez com que montadoras como Ford, General Motors e outras adiassem ou cancelassem planos para evitarem gastos elevados com veículos que os consumidores não estão comprando tão rapidamente quanto o previsto.

O presidente-executivo da Ford, Jim Farley, tem elogiado a equipe da empresa na Califórnia, que vem desenvolvendo uma arquitetura para veículos elétricos acessíveis. O primeiro veículo com essa nova tecnologia será uma picape elétrica de médio porte a ser lançada em 2027, informou a empresa nesta quarta-feira.

“O trabalho dessa equipe altamente talentosa evoluiu para um facilitador essencial de nossa estratégia de veículos elétricos. Esses veículos elétricos terão um custo menor e não serão comprometidos de forma alguma”, disse Farley.

A montadora lançará uma van comercial elétrica a partir de 2026, na esperança de capitalizar seu sucesso no segmento de veículos comerciais.

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Enquanto isso, a tão aguardada sucessora da picape elétrica F-150 Lightning foi novamente adiada, agora para o segundo semestre de 2027, em vez de 2025, uma decisão que, segundo a empresa, permitirá aproveitar a tecnologia de baterias de custo mais baixo.

Embora a Ford esteja engavetando os planos de produzir um SUV elétrico de três fileiras, ela está migrando para veículos híbridos nesse segmento, com o objetivo de atrair clientes com veículos de maior alcance para viagens rodoviárias.