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Fabricante de veículos elétricos Fisker pede falência após fracasso de SUV

Empresa de Henrik Fisker, famoso designer de carros esportivos BMW e Aston Martin, sucumbiu a problemas de fabricação que vinham atrasando as entregas aos clientes

Bloomberg

Modelo SUV Fisker Ocean (Foto: Angel Garcia/Bloomberg)
Modelo SUV Fisker Ocean (Foto: Angel Garcia/Bloomberg)

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(Bloomberg) — A Fisker entrou com pedido de falência na segunda-feira (17), meses depois que a startup de veículos elétricos interrompeu a produção de seu único modelo, o SUV Ocean, que vinha apresentado seguidos problemas de mau funcionamento.

A empresa listou ativos entre US$ 500 milhões e US$ 1 bilhão e passivos entre US$ 100 milhões e US$ 500 milhões, em seu pedido de proteção do Capítulo 11, apresentado em Delaware, no s Estados Unidos. O pedido tenta proteger a Fisker dos credores enquanto elabora um plano para reembolsá-los.

Fisker é a segunda empresa de automóveis plug-in fundada por Henrik Fisker – um famoso designer de carros esportivos BMW e Aston Martin – a acabar em falência. Uma empresa anterior, a Fisker Automotive, entrou com pedido de proteção do Capítulo 11 em 2013, depois de uma série de recalls.

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A ruína da Fisker foi mais autoinfligida. A startup abriu o capital em 2020 como parte da onda de empresas de veículos elétricos que se beneficiaram de uma expansão na era pandêmica de empresas de aquisição de propósito específico.

A combinação com um SPAC patrocinado pela Apollo Global Management deixou a Fisker com cerca de US$ 1 bilhão em dinheiro e ajudou a empresa a fechar um acordo com uma subsidiária da Magna International, que fabrica veículos para empresas como Toyota, BMW e Mercedes-Benz.

Problemas e atrasos

Embora a produção de veículos utilitários esportivos Fisker Ocean tenha começado dentro do cronograma em novembro de 2022, os primeiros SUVs não tinham recursos básicos, incluindo “cruise control”.

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A empresa sediada na Califórnia disse aos clientes que implantaria os recursos prometidos no ano seguinte, por meio de atualizações de software sem fio.

Bugs de software acabaram retardando a produção durante meses, levando a Fisker a reduzir repetidamente suas previsões. Em fevereiro deste ano, o influente youtuber Marques Brownlee produziu um vídeo (“Este é o pior carro que já avaliei”) que resumia uma série de problemas que ele enfrentou ao pegar emprestado um Ocean de uma concessionária de Nova Jersey. O vídeo acumulou mais de 5,7 milhões de visualizações.

A Fisker produziu 10.193 Oceans no ano passado, mas entregou apenas 4.929 veículos aos clientes. A empresa tentou uma mudança drástica no início de janeiro, buscando parcerias com revendedores franqueados na América do Norte, evitando a venda direta de SUVs aos consumidores.

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Os executivos disseram durante uma teleconferência de resultados no mês passado que as perspectivas atualizadas da empresa para este ano não presumiam mais produção de SUVs Ocean.

Embora a empresa tenha despedido entre 400 e 500 pessoas nas suas instalações em Graz, na Áustria, a fábrica ainda empregava cerca de 7.000 trabalhadores e continuava a fabricar veículos para BMW, Mercedes, Toyota e Jaguar Land Rover.

A Fisker segue assim uma porção de outras startups de EV até a falência, incluindo Charge Enterprises, a instaladora de estações de carregamento que entrou com pedido de proteção do Capítulo 11 em março. Outros fabricantes de EV que pediram falência incluem Lordstown Motors, Proterra e Electric Last Mile Solutions.

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