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(Bloomberg) – A grife italiana Valentino nomeou o ex-designer estrela da Gucci, Alessandro Michele, como seu novo diretor criativo.
Michele, que supervisionou as criações da Gucci durante oito anos, até novembro de 2022, substitui Pierpaolo Piccioli, cuja saída – após 25 anos de casa – foi anunciada na semana passada. Ele assumirá sua nova função em 2 de abril e ficará baseado em Roma, informou a empresa com sede em Milão em comunicado na quinta-feira (28).
A nomeação de Michele, de 51 anos, para a Valentino é uma surpresa. A Kering, proprietária da Gucci, separou-se do estilista depois que as vendas da marca não acompanharam o desempenho de alguns de seus maiores rivais, como Louis Vuitton e Hermes.
No ano passado, a Mayhoola, do Catar, vendeu uma participação de 30% na Valentino à Kering, com opção para a empresa francesa comprar o restante até 2028.
O CEO da Kering, François-Henri Pinault, deu as boas-vindas à chegada de Michele. “Estou certo de que com a sua criatividade, cultura e talento versátil, ele será capaz de interpretar com maestria a herança única desta magnífica casa e fazê-la florescer”, disse Pinault em comunicado.
As ligações entre Valentino e Gucci não são novas. No ano passado, a Kering nomeou o ex-diretor de moda da Valentino, Sabato De Sarno, como seu novo designer. Jacopo Venturini, CEO da Valentino, era chefe de merchandising da Gucci durante a estada de Michele lá.
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A moda de Michele na Gucci tornou-se reconhecida por seus designs extravagantes e boêmio-chiques. Sob sua direção, a Gucci também colaborou com outras marcas, notadamente Adidas AG e North Face Inc., bem como Balenciaga, outra marca da Kering.
A Valentino, cujos designs foram usados recentemente por estrelas como Zendaya e Florence Pugh, foi fundada na Itália em 1960 por Valentino Garavani e Giancarlo Giammetti. Em 1968, Jackie Kennedy usou um vestido Valentino de renda marfim quando se casou com Aristóteles Onassis. A Valentino foi adquirida pela Mayhoola há mais de uma década.
As recentes coleções Valentino de Piccioli criaram buzz por sua elegância e foco em uma única cor. Há dois anos, a marca lançou uma coleção de outono e inverno onde todas as peças eram rosa choque. Durante o desfile da Paris Fashion Week deste mês, Piccioli revelou mais de 60 looks com modelos vestindo apenas peças pretas, com variações entre vestidos bordados e de renda transparente.
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A marca reportou receitas de 1,4 bilhão de euros (US$ 1,52 bilhões) em 2022 e 350 milhões de euros de Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização).
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