Conteúdo editorial apoiado por

Empresários perderam a timidez para participar da política, diz Maria Silvia Bastos

Executiva esteve em palestra da Expert XP nesta sexta-feira (30)

Iuri Santos

Publicidade

A disposição dos empresários para fazer parte do debate político está aumentando, com eles “perdendo a timidez” à medida que aumenta a pressão de jovens por posicionamentos. Foi assim que a membro do conselho de administração da Klabin e Iguá Saneamento, Maria Silvia Bastos Marques, definiu a participação dos empreendedores na sociedade brasileira, em palestra sobre o papel de lideranças empresariais na sociedade feita na Expert XP nesta sexta-feira (30).

“Nós vivemos um capitalismo no Brasil que sempre foi muito estatal, muito de subsídio, visão de curto prazo e benefícios individuais. Isso gerou uma cultura de não participação”, disse a executiva, que foi a primeira mulher diretora-presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento).

Isso tem mudado, em sua avaliação. “Empresários finalmente perderam a timidez” de participar da política, avalia. Parte do motivo seria uma pressão maior da juventude contra “essa postura antiga”.

Continua depois da publicidade

Questões como responsabilidade social, em sua avaliação, tem tomado força na decisão sobre trabalhar ou consumir de determinadas empresas. Ela avalia, ainda, que esse processo tenha sido potencializado pela inclusão digital.

“[Isso acontece quando] a sociedade de apodera da discussão”, diz. Marques dá o exemplo da questão da inflação, em sua avaliação, um problema superado pela sociedade brasileira quando “a sociedade brasileira entendeu que era melhor viver sem ela”.

“Nosso papel, de quem fala e vocaliza, é falar pelos que não tem voz. São os que mais precisam. É transformar papel de figuras públicas que vocalizem publicamente

Continua depois da publicidade

Marques também já esteve à frente da CSN, além de ser membro do Conselho Consultivo Brasileiro da Goldman Sachs Brasil.

Ricardo Bellino ensina

Como negociar e Persuadir

Aprenda a arte da persuasão com um negociador de elite; saiba como influenciar e convencer pessoas com as estratégias de Ricardo Bellino, um dos maiores dealmakers do Brasil.

Iuri Santos

Repórter de inovação e negócios no IM Business, do InfoMoney. Graduado em Jornalismo pela Unesp, já passou também pelo E-Investidor, do Estadão.