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O diretor criativo da Valentino, Pierpaolo Piccioli, está deixando a grife italiana, marcando a mais recente de uma série de mudanças de estilistas de alto nível no setor.
A grife informou nesta sexta-feira que havia concordado com Piccioli em encerrar sua colaboração, acrescentando que uma nova “organização criativa” seria anunciada em breve.
A enxurrada de mudanças recentes de design ocorre em um momento em que o setor de luxo se ajusta a um crescimento menor após um frenesi de gastos pós-pandemia.
O Barclays projeta que as vendas do setor aumentarão cerca de 5% neste ano, abaixo dos quase 9% registrados no ano passado, à medida que os consumidores mais jovens controlam as compras em meio ao aumento dos custos.
Conhecido por seus designs de alta costura dramáticos e populares no tapete vermelho, Piccioli começou na Valentino em 1999 e assumiu o cargo de único diretor criativo em 2016.
“Sua contribuição nos últimos 25 anos deixará uma marca indelével”, disse o presidente da Valentino, Rachid Mohamed Rachid.
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Piccioli afirmou na mesma declaração: “Estou nesta empresa há 25 anos, e há 25 anos existo e convivo com as pessoas que teceram as tramas dessa linda história que é minha e nossa”.
O grupo de luxo francês Kering comprou uma participação de 30% na Valentino no ano passado do fundo de investimentos Mayhoola, do Catar, com a opção de comprar o restante em cinco anos.
A principal marca da Kering, a Gucci, passa por uma revisão de design, sob a direção criativa de Sabato de Sarno — que já trabalhou ao lado de Piccioli e foi recrutado no ano passado para substituir Alessandro Michele — enquanto sua marca menor, Alexander McQueen, substituiu a diretora criativa de longa data Sarah Burton por Sean McGirr no final do ano passado.
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Outro estilista de alto nível, Dries Van Noten, anunciou no início desta semana seus planos de se aposentar de sua marca, que pertence ao grupo espanhol Puig.
Enquanto isso, a Givenchy, de propriedade da LVMH, ainda não substituiu Matthew M. Williams, que saiu no início do ano.