Conteúdo editorial apoiado por

Disney afirma que vai contratar um novo CEO no “início de 2026”

James Gorman, responsável pela escolha de um sucessor para o CEO Robert Iger, vai se tornar presidente do conselho em 2 de janeiro de 2025

Bloomberg

Publicidade

A Walt Disney anunciou a nomeação de James Gorman como presidente do conselho e informou que um novo CEO será nomeado no início de 2026.

Gorman, ex-CEO do Morgan Stanley e designado para liderar o planejamento de sucessão da Disney em agosto, sucederá Mark Parker como presidente. Parker deixará o conselho em 2 de janeiro, após nove anos de serviço, conforme comunicado da Disney nesta segunda-feira (21).

“Uma prioridade crítica para nós é nomear um novo CEO, que esperamos anunciar no início de 2026,” disse Gorman, de 66 anos, no comunicado. “Esse prazo reflete o progresso que o Comitê de Planejamento de Sucessão e o Conselho estão fazendo e permitirá tempo suficiente para uma transição bem-sucedida antes do término do contrato de Bob Iger em dezembro de 2026.”

A sucessão do CEO na Disney tem sido tumultuada e objeto de muita especulação. Iger retornou ao cargo no final de 2022 por um período inicial de dois anos após a saída de seu sucessor escolhido, Bob Chapek. Desde então, a empresa estendeu seu contrato. Durante sua primeira gestão, Iger e o conselho negociaram várias extensões ao longo de 15 anos.

Desde seu retorno, a Disney adotou um processo de planejamento de sucessão mais formal, criando o comitê especial que Gorman preside. Iger insistiu que está saindo desta vez para valer quando seu contrato expirar.

Gorman, que é presidente executivo do Morgan Stanley e deixará o cargo em 31 de dezembro, desafiou normas profundamente enraizadas de Wall Street com uma transição suave no banco de investimento, escolhendo um sucessor de dentro da empresa e convencendo os candidatos não escolhidos a permanecer. Sua saída encerra quase duas décadas na empresa.

Continua depois da publicidade

Além de Gorman, o comitê de planejamento de sucessão da Disney inclui Mary Barra, CEO da General Motors, e Calvin McDonald, CEO da Lululemon. O comitê se reuniu seis vezes no exercício de 2024, segundo a Disney.

A Disney está considerando tanto candidatos internos quanto externos para suceder Iger, cujo segundo mandato como CEO vai até 2026.

Os quatro chefes de divisões da Disney — Dana Walden, chefe de TV; Jimmy Pitaro, da ESPN; Josh D’Amaro, responsável pelos parques temáticos; e Alan Bergman, que lidera o setor de filmes — estão competindo pelo cargo de CEO, conforme relatado pela Bloomberg.

Continua depois da publicidade

© 2024 Bloomberg L.P.