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De olho em Natal e Ano Novo mais enxutos, BRF prepara ceia “compacta” para 2024

Gigante de alimentos prioriza cortes menores para novo padrão de consumo em celebrações de dezembro

Iuri Santos

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Mesas de ceia cada vez menores parecem ser uma tendência que tem levado a BRF (BRFS3), dona das marcas Perdigão e Sadia, a desenvolver novas linhas de produtos focados em pequenas reuniões. A mudança no perfil de consumo, potencializada pelos anos de pandemia, tem levado a empresa a diminuir as fatias dos produtos sazonais para as festas de fim de ano.

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Em 2024, devem ser até seis os novos produtos nas linhas das principais marcas da companhia de alimentos para a época de Natal e Ano Novo. “São produtos ligados a ceias menores ou mesmo ingredientes para outros tipos de pratos”, diz o diretor de marketing e inovação da BRF, Luiz Franco.

Luiz Franco, diretor de marketing e inovação da BRF. (Foto: Divulgação/BRF)


Há uma mudança clara no foco das inovações para o período festivo em comparação às tradicionais aves natalinas, como chester e peru. Proteínas como peru bolinha, peito de chester e cupim, lançados no último ano pensando no perfil de mesas menores, tomam quase todos os lançamentos a chegarem nas gôndolas para o fim de ano.
“O que nós sentimos é que essa é uma tendência, ter ceias menores. No pós-pandemia, as ceias tradicionais voltaram, mas a tendência permanece. Ela até existia antes do confinamento, mas ele acelerou isso”, aponta Franco. “As próprias relações levam a isso. Pessoas com suas próprias agendas, núcleos familiares menores. A comida está inserida nesse contexto quase demográfico.”
A importância dada aos lançamentos de fim de ano não é à toa. Internamente, dezembro é tratado como um 13º mês na BRF que recupera, desde o último ano, aos níveis de vendas anteriores à pandemia. Um cenário que não se resume às últimas semanas de dezembro: um levantamento da empresa mostra que sete a cada 10 pessoas admitem fazer celebrações ao longo de todo o último mês do ano.
Na última semana, a empresa esteve no GAFFFF, evento de agronegócio realizado no Allianz Parque, em São Paulo, expondo uma linha de produtos para churrasco da Perdigão. A linha, que não é sazonal e está nos mercados por todo o ano, é uma das que aproveitam o mês que fecha o ano. “Essas celebrações, seja o amigo secreto, encontros nas casas dos amigos, começam antes do Natal, então também temos no portfólio”, diz Franco.

Iuri Santos

Repórter de inovação e negócios no IM Business, do InfoMoney. Graduado em Jornalismo pela Unesp, já passou também pelo E-Investidor, do Estadão.