Conteúdo editorial apoiado por

De cara nova, Frooty vai levar seu açaí à China

Empresa repagina identidade visual, ajusta fórmulas, cresce nos EUA e deve estrear no país asiático este ano

Fernando Lopes

Publicidade

Líder no mercado brasileiro de açaí, a Frooty vai estrear em outubro uma nova identidade visual. A empresa, que é controlada pelo Pátria Investimentos e faturou R$ 350 milhões em 2022, está investindo neste ano cerca de R$ 1 milhão no relançamento de sua marca, que envolveu mais de um ano de pesquisas. Boa parte dos recursos será aplicada a partir do mês que vem em mídia, incluindo ações nas redes YouTube, Instagram e Tik Tok.

Com a estratégia, a Frooty pretende não só manter sua hegemonia no segmento no país, onde tem participação de quase 50%, mas também acelerar sua expansão no exterior. No ano passado, o Pátria adquiriu uma participação majoritária na americana Makai, uma das maiores companhias no food service de açaí nos Estados Unidos, e as exportações da empresa brasileira para aquele mercado já renderam R$ 130 milhões em 2022.

“Vamos crescer dois dígitos nos EUA este ano”, adiantou Alexandre Miranda, CEO da Frooty, ao IM Business. O país da América do Norte absorve cerca de 70% das exportações brasileiras de açaí em geral, e a demanda firme pelo produto animou a empresa a diversificar a oferta com sorbets de outras frutas. No Brasil, onde está presente em mais de 20 mil pontos de venda, a companhia também comercializa linhas de cupuaçu e pitaya.

GRATUITO

CURSO DE DIVIDENDOS

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal; começando já nas próximas semanas

Alexandre Miranda, CEO da Frooty (foto: Divulgação)

Enquanto consolida sua presença nos EUA, a empresa prepara novas investidas no exterior. Pretende entrar ainda este ano na China, onde o açaí tem encontrado boa resposta dos consumidores nos últimos anos, e para isso está negociando uma parceria com uma empresa chinesa. Como no mercado americano, o foco estará na comercialização da marca Frooty, embora também faça parte da estratégia geral da companhia a produção para terceiros.

No relançamento da marca, que contempla um ajuste de fórmula para tornar os sorbets mais cremosos, mas com os mesmos sabores, um dos focos que será reforçado é a sustentabilidade da produção. Com uma fábrica no Pará e outra no Amazonas, a Frooty ajudou a fomentar a produção local de açaí e atualmente compra o fruto de cerca de 15 cooperativas de ribeirinhos, às quais oferece assistência técnica e treinamento.

Nas unidades, a polpa fresca é extraída, congelada e posteriormente enviada para uma planta localizada em Poços de Caldas (MG), de onde saem os produtos finais. De acordo com Miranda, a Frooty processa entre 7 mil e 8 mil toneladas de polpa pura de açaí por ano.

Continua depois da publicidade

A sustentabilidade do processo, que inclui a rastreabilidade dos frutos processados, é atestada por certificações como a For Life (responsabilidade social corporativa e ética de fornecimento) e FSSC 22000 (gestão de segurança alimentar). Cerca de 70% dos fornecedores do fruto têm selo de produção orgânica.

Fernando Lopes

Cobriu o setor de energia e foi editor do semanário Gazeta Mercantil Latino-Americana até 2000. Foi editor de Agro no Valor Econômico até fevereiro de 2023