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Atletas olímpicos tiveram um crescimento exponencial no número de seguidores em suas redes sociais durante os Jogos de Paris. A judoca e medalhista de ouro Beatriz Souza, por exemplo, registrou aumento de quase 30.000% em seguidores. Segundo especialistas, esse fenômeno não só oferece benefícios imediatos, mas também pode gerar retornos duradouros para os atletas em patrocínios e acordos comerciais.
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O ato de seguir os esportistas nas redes sociais foi capitaneado por apresentadores, comentaristas e repórteres nas plataformas de streaming, como a Cazé TV, e na TV aberta. Conhecidos como “mutirões”, esses movimentos de mobilização provocaram impacto em diversas modalidades.
Para o especialista em marketing esportivo Renê Salviano, CEO da agência Heatmap, o crescimento dos atletas do Time Brasil nas redes sociais apresenta oportunidades de ouro para a carreira de cada um deles, principalmente quando o assunto é patrocínio.
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“Esses esportistas, que até pouco tempo não tinham visibilidade, estão atraindo o interesse de marcas que buscam se conectar com o público de forma mais direta e impactante”, afirma Salviano, que trabalha com Darlan, da Seleção Brasileira de vôlei. “A crescente popularidade não só amplia a base de fãs, mas também fortalece seu valor de mercado. É o momento ideal para montar um plano estratégico que seja atraente para as empresas e que gere um retorno financeiro contínuo para o atleta.”
Marcas dos mais diversos ramos patrocinam os esportistas olímpicos. Moda, financeiro e equipamentos esportivos são os setores que dominam o mercado dos atletas, de acordo com o levantamento “Por um lugar no pódio”, do Ibope Repucom.
Segundo Bruno Brum, CMO da End to End, produtora de conteúdo oficial das redes sociais do Time Brasil durante as Olimpíadas de Paris, o aumento do engajamento é importante para o desenvolvimento das modalidades olímpicas.
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“Por ser a maior competição esportiva do mundo, os Jogos Olímpicos atraem uma grande quantidade de fãs, que se engajam e começam a acompanhar todos os esportes e atletas”, explica. “Isso se reflete no aumento dos seguidores nas redes sociais, seja de forma orgânica ou por meio dos mutirões que vimos este ano. É muito legal observar que nossa sociedade tem entendido a importância que a audiência pode ter para o potencial olímpico do país no longo prazo”, diz.
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