Conteúdo editorial apoiado por

Contas que monitoram jatinhos de Musk e Trump são suspensas por Threads e Instagram

Dono das contas afirmou que suspensão aconteceu sem nenhuma explicação ou aviso

Camille Bocanegra

Novo jato de Jeff Bezos, um Gulfstream G700 (Foto: Reprodução/X)
Novo jato de Jeff Bezos, um Gulfstream G700 (Foto: Reprodução/X)

Publicidade

Contas que rastreiam jatos particulares de celebridades e figuras públicas, como Mark Zuckerberg, Elon Musk, Jeff Bezos e Donald Trump, foram suspensas pela Meta nesta segunda-feira (22). A companhia retirou do ar as contas nos aplicativos Threads e Instagram.

De acordo com Jack Sweeney, dono de vários perfis que seguem os jatinhos, o bloqueio ocorreu sem nenhuma explicação ou aviso. O criador comentou, em sua página no X (antigo Twitter), que suas contas de acompanhamento de jatos nunca haviam violado as regras nem do Threads, nem do Instagram por anos.

“A única conta que foi suspensa antes [das suspensões] de ontem foi a de acompanhamento do jato de Taylor Swift, quando a equipe de Swift pediu à Meta pela remoção em dezembro/janeiro”, afirmou. “Eu não sei quem ou o que motivou a [retirada pela] Meta. De repente, eles se importam com algo que não se importaram por anos?”

A justificativa da Meta, segundo declaração dada ao portal TechCrunch, seria “risco de danos físicos a indivíduos” e violação da política de privacidade, de acordo com recomendação do Conselho de Supervisão independente.

Suspensão pelo X

Mesmo sem nenhum tipo de restrição por parte da Meta anteriormente, não seria a primeira vez que Sweeney teria sido alvo de suspensões por plataformas.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, no fim de 2022, o X teria suspendido dezenas de perfis que acompanhavam jatos de bilionários. Elon Musk teria, inclusive, contatado o criador com uma proposta em dinheiro para derrubar as contas.

Continua depois da publicidade

Após um acordo com Musk, a conta que acompanha o jatinho do dono da Tesla passou a se chamar “@ElonJetNextDay” e apresenta informações com um atraso de 24 horas. Sobre a suspensão anterior, Sweeney comentou que a restrição atual traz um certo “déjà-vu” da ocasião em que todas as suas contas foram suspensas no (antigo) Twitter.