Publicidade
Um relatório anual da fornecedora de dados de aviação OAG revela que sete das 10 rotas internacionais mais movimentadas do mundo neste ano conectam destinos dentro da ampla região da Ásia-Pacífico, sinal de um muito aguardado reaquecimento das viagens para a Ásia.
Outras duas rotas da lista conectam cidades no Oriente Médio. E uma nem sequer apresenta um centro de viagens de negócios, provando que o turismo de lazer continua a brilhar mais do que as viagens corporativas, quatro anos após a pandemia ter colocado tudo em pausa.
Para determinar as rotas de voos internacionais e domésticos mais movimentadas, a OAG analisou o volume de assentos de companhias aéreas programados de janeiro a dezembro de 2024. As rotas listadas refletem voos de ida e volta, em vez de um único sentido.
“Com a região da Ásia-Pacífico muito próxima de uma recuperação total, as rotas mais movimentadas estão concentradas nos conhecidos principais centros de Hong Kong, Seul Incheon e Cingapura”, disse John Grant, analista-chefe da OAG, em um comunicado.
A rota de Hong Kong a Taipei é mais uma vez a rota internacional mais movimentada do mundo — um título que ela não levava desde 2019. Neste ano, essa única viagem de duas horas representou um total de 6,8 milhões de assentos disponíveis.
Em segundo lugar está a rota do Cairo a Jidá, na Arábia Saudita, que teve um aumento de 62% em relação aos níveis de 2019. Em terceiro lugar está a rota de Seul a Tóquio Narita, que conta com 5,4 milhões de assentos programados, representando um aumento de 69% em relação aos números pré-pandemia, de acordo com o relatório. A rota de Dubai a Riad é a sexta mais movimentada.
Continua depois da publicidade
“Um dos desenvolvimentos mais interessantes é o crescimento nos mercados regionais do Oriente Médio, com ênfase particular na Arábia Saudita, onde o projeto Visão 2030 continua a impulsionar a demanda tanto por negócios quanto por lazer”, acrescentou Grant.
No entanto, não são os empresários voando entre centros corporativos como Riad e Dubai que estão impulsionando os maiores volumes de voos da região na segunda posição da OAG; são os viajantes que se deslocam entre Jidá e Cairo, uma rota que parece apontar principalmente para férias de lazer.
Fechando a lista está uma rota de longa data em alta: Nova York JFK a Londres Heathrow. É a única viagem transatlântica a figurar entre os 10 voos mais movimentados, com quatro milhões de assentos programados — um aumento de 5% em relação aos níveis de 2019 — e a única rota listada com pontos na Europa ou América do Norte.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
China está construindo o maior aeroporto de ilha artificial do mundo; entenda
Aqui está como as 10 principais rotas se apresentaram neste ano. Considere isso um presságio de onde você é mais provável de se encontrar — seja para trabalho ou lazer — no próximo ano.
Top 10 das rotas de voos internacionais mais movimentadas de 2024
Continua depois da publicidade
- Aeroporto Internacional John F. Kennedy, Nova York (JFK) – Aeroporto Heathrow, Londres (LHR): 4,01 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, Bangkok (BKK) – Aeroporto Changi, Cingapura (SIN): 4,03 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional Soekarno–Hatta, Jacarta (CGK) – Aeroporto Changi, Cingapura (SIN): 4,07 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, Bangkok (BKK) – Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG): 4,2 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) – Aeroporto Internacional Rei Khalid, Riad (RUH): 4,3 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional Incheon, Seul (ICN) – Aeroporto Internacional Kansai, Osaka (KIX): 4,98 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, Kuala Lumpur (KUL) – Aeroporto Changi, Cingapura (SIN): 5,38 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional Incheon, Seul (ICN) – Aeroporto Internacional Narita, Tóquio (NRT): 5,4 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional do Cairo (CAI) – Aeroporto Internacional King Abdulaziz, Jeddah (JED): 5,47 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG) – Aeroporto Internacional de Taoyuan, Taipei (TPE): 6,8 milhões de assentos
© 2024 Bloomberg L.P.