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Como o Alibaba acelerou as vendas após retomar o varejo “raiz”

Lucros acima do esperado podem tranquilizar investidores preocupados com perda persistentr para rivais do grupo

Bloomberg

Escritório do Alibaba em Pequim. Crédito: Bloomberg
Escritório do Alibaba em Pequim. Crédito: Bloomberg

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A receita do Alibaba Group (BABA34) aumentou 6,6% após a empresa se concentrar em ganhar participação de mercado nos negócios gêmeos de comércio eletrônico e nuvem.
A receita nos três meses encerrados em março subiu para 221,9 bilhões de yuans (US$ 30,7 bilhões), em comparação com as estimativas dos analistas de 219,8 bilhões de yuans. A empresa anunciou um dividendo de US$ 4 bilhões para o ano fiscal.

Os lucros ligeiramente melhores do que o esperado, um termômetro do sentimento do consumidor chinês, podem tranquilizar os investidores preocupados com uma perda persistente de negócios para rivais como a PDD Holdings Inc. e a ByteDance Ltd. tenta retomar o crescimento depois de anos de repressão regulamentar que afetou o setor privado da China.

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Os investidores irão se debruçar sobre os números da Alibaba e da Tencent Holdings Ltd. nesta terça-feira em busca de pistas sobre se a recuperação das ações de Hong Kong tem força. Os principais indicadores de ações da China entraram recentemente num mercado altista, mas ainda estão cerca de 40% a 60% abaixo dos máximos do início de 2021, antes de as restrições impostas pela Covid e as medidas regulatórias atingirem o setor privado.

O CEO da Alibaba, Eddie Wu, e o presidente Joe Tsai, antigos tenentes de Jack Ma, que assumiu o comando de Daniel Zhang em setembro, estão liderando uma reviravolta no pioneiro do comércio eletrônico. Eles rejeitaram grandes iniciativas concebidas sob Zhang, incluindo o braço de logística de listagens Cainiao e a unidade de nuvem de US$ 11 bilhões, e então decidiram se concentrar novamente no que apelidaram de experiência e inovação do cliente.

Wu assumiu o comando após um período de turbulência sem precedentes no Alibaba, que enfrentou a Covid, a repressão de Pequim na Internet e, em seguida, uma crise económica chinesa em rápida sucessão.

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Ma opinou sobre a turbulência do Alibaba no mês passado, com um raro memorando destinado a reforçar a moral dos mais de 200 mil funcionários da empresa. Ele enfatizou que o crescimento estava retornando à empresa, apesar das recentes reviravoltas, embora reconhecesse os erros do passado.
Este ano, Wu assumiu o comando direto do braço de comércio eletrônico e serviços em nuvem da empresa, ambos sob pressão após uma série de erros e escrutínio regulatório. Tentou melhorar o atendimento ao cliente, reforçar sua linha de produtos e introduziu recursos como devoluções fáceis. No que diz respeito à nuvem, a outrora promissora divisão está reduzindo os preços para reconquistar clientes de empresas apoiadas pelo Estado, como a China Telecom Corp. e empresas como a Huawei Technologies Co.

Longe do negócio, a empresa está alienando ativos não essenciais, como participações na plataforma de streaming Bilibili Inc. e na fabricante de veículos elétricos XPeng Inc., para levantar capital. Em seguida, parte desse dinheiro foi canalizado para pesquisas de IA e startups de rápido crescimento como a MiniMax.

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