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O lucro da Porsche despencou no primeiro trimestre, para o resultado mais fraco desde a listagem em bolsa em setembro de 2022, com as mudanças de modelo e a fraca procura na China a pesar nas perspectivas do fabricante.
O lucro operacional caiu 30%, para € 1,28 bilhão (US$ 1,4 bilhão), informou a Volkswagen nesta sexta-feira (26), com consumidores na China aumentando as dificuldades para que os veículos passem pela alfândega nos EUA. A Porsche marcou o início do ano como um provável ponto baixo, enquanto a fabricante do 911 trabalha no lançamento de quatro modelos renovados.
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Embora as carteiras de pedidos estejam quase cheias para o ano, novos veículos, como o Macan elétrico e o 911, pesarão na produção e nos retornos nos próximos meses, disse o diretor financeiro, Lutz Meschke, em teleconferência com a mídia. Deverá haver uma “forte aceleração” do lucro para 2025, disse ele.
Os retornos nos três meses até março caíram para 14,2%, abaixo da orientação anual da montadora e abaixo das expectativas dos analistas. A empresa sediada em Zuffenhausen, na Alemanha, ainda manteve a sua orientação para o ano inteiro, incluindo receitas esperadas do grupo de até 42 bilhões de euros.
Além dos gastos com desenvolvimento dos novos modelos, a Porsche fez investimentos significativos em tecnologia automotiva e experiência do motorista, disse a empresa. Olhando para o futuro, a marca espera que os lucros e a rentabilidade se normalizem numa faixa de 17% a 19% em 2025, disse Meschke.
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Embora os fabricantes de automóveis de luxo como a Porsche estejam mais protegidos das crises, a procura diminuiu na China, onde os consumidores enfrentam uma crise imobiliária e uma economia mais fraca. O CFO disse esperar “alguma” recuperação na China durante o segundo semestre do ano.
As entregas no primeiro trimestre no maior mercado da Porsche caíram 24%, para 16.340 veículos, com a China respondendo por pouco mais de um quinto das vendas totais.
“Precisamos de ver mais provas do controlo da administração sobre os processos que pode controlar e de alguma estabilização da sua posição na China”, disse Stephen Reitman, analista da Bernstein, numa nota antes da divulgação dos resultados.
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Meschke participou esta semana do Salão Automóvel de Pequim, onde foram exibidos os mais recentes avanços tecnológicos de players locais, como a BYD Co., líder de veículos elétricos da China.
“É bastante impressionante o que as marcas chinesas locais estão a fazer no que diz respeito à eletrificação”, disse Meschke. “Os esforços das marcas chinesas locais são enormes – temos de monitorizar de perto a situação como intervenientes europeus.”
©2024 Bloomberg L.P.
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