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O mundo digital trouxe inúmeras facilidades à vida das pessoas. Mas também produziu um mal que prejudica muitos consumidores e empresas: as fraudes, praticadas por criminosos cada dia mais criativos. Em uma modalidade recente, eles levam um presente até a pessoa no dia do seu aniversário, pedem para tirar uma foto para confirmar a entrega e assim registram sua biometria na abertura de uma conta em seu nome. Depois, pedem cartão de crédito, contratam empréstimo pessoal e realizam compras e saques até a fraude ser descoberta.
Evitar situações como essa é a missão de empresas especializadas no combate às fraudes no mundo digital. No Brasil, uma das mais importantes é a ClearSale, que há 20 anos é líder na oferta desse serviço para o segmento de e-commerce e vem crescendo em diversos outros setores desde 2012.
A empresa foi fundada em 2000, pelo ex-atleta olímpico de corrida com obstáculos Pedro Chiamulera, para combater fraudes em uma das primeiras grandes lojas de comércio virtual do Brasil, nos primórdios do e-commerce. Graças ao pioneirismo e à eficiência de sua solução, passou a atender muitas outras empresas de comércio eletrônico, tornando-se referência no país.
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Segundo Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale, uma das principais razões desse sucesso foi perceber que o combate à fraude exige a colaboração entre empresas. “A fraude você resolve com dados, efeitos de rede, colaboração e neutralidade”, ele resume. “Convencemos os varejistas a alimentarem uma base de dados neutra, desenhamos um modelo muito disruptivo para a época e nos tornamos a primeira empresa do mundo a oferecer um serviço full service de gestão de fraude dos clientes”.
Expansão para outros setores e países
Em dez anos, a ClearSale já havia conquistado todos os grandes players de e-commerce como clientes. Com o avanço da digitalização para outras indústrias, a companhia ampliou seu foco de atuação, desenvolvendo soluções para diversos segmentos, incluindo bancos, setor de telecomunicações, empresas de venda direta e bets. “Passamos a olhar não só cross varejistas, mas também cross indústrias. Isso aumentou o volume de informações disponíveis e amplificou o efeito de rede das nossas soluções”, diz o CEO.
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O movimento seguinte foi a internacionalização. Tendo sido bem sucedida em ajudar as maiores empresas de diversos segmentos a combater fraudes no Brasil, um dos cinco países mais arriscados do mundo, a ClearSale decidiu exportar o serviço para outros locais. Hoje, além do Brasil, possui escritórios nos Estados Unidos e no México, tem mais de 100 mil clientes diretos e indiretos e avalia bilhões de transações por ano, em cerca de cem países. A empresa conta com uma equipe de 2 mil colaboradores e fatura R$550 milhões por ano.
No Brasil, tem ao menos uma solução instalada nas dez maiores empresas de e-commerce, nos cinco maiores marketplaces, nas dez maiores financeiras, em quatro dos cinco maiores bancos digitais, em três das cinco maiores companhias de telecomunicações e nas cinco maiores empresas de venda direta, só para citar alguns exemplos. “No ano passado, somente no segmento de e-commerce, evitamos R$4 bilhões em fraudes no Brasil”, ressalta Mônaco.
A pandemia, que acelerou a digitalização no mundo todo, gerou um aumento exponencial na demanda por soluções antifraude, acelerando o crescimento da empresa. “Dobramos de tamanho naquele período”, diz o CEO. Aproveitando o bom momento do mercado, em 2021 a ClearSale realizou seu IPO, levantando recursos que vêm sendo investidos em inovação e na transformação estratégica da empresa.
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O movimento envolve, além da internacionalização e do desenvolvimento de novos produtos, a adoção de um modelo de atendimento mais flexível. “Usamos nossa imensa base de dados para construir, a partir de tecnologia, muito novos produtos”, ele diz.
“E deixamos de atuar apenas com o modelo full service para nos tornarmos uma empresa flexível, capaz de vender um único componente tecnológico, um conjunto de componentes tecnológicos ou um modelo de gestão completo. Temos hoje um posicionamento muito mais parceiro e próximo dos nossos clientes, adaptando as nossas soluções às necessidades deles.”
Prejuízos bilionários
As fraudes produzem grandes perdas à economia. Segundo dados da Febraban, os bancos brasileiros investem cerca de R$3 bilhões por ano em cibersegurança. O risco de fraude em vendas com cartão de crédito no Brasil chegou a 14,24% em 2023, de acordo com um estudo da Visa. No segmento de saúde suplementar, os reembolsos fraudulentos provocam prejuízos de quase R$4 bilhões por ano às operadoras, segundo dados da Associação Brasileira de Planos de Saúde.
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Diante desses números, o CEO da ClearSale destaca a importância da colaboração entre as empresas. “Por que a colaboração é tão fundamental? Porque quando um criminoso rouba os dados de cartão de uma pessoa, faz uma compra num site e tem sucesso na fraude, ele vai em outra loja virtual e repete o processo”, ele afirma.
Ao reunir e tratar dados sobre fraudes de várias empresas e instituições que atuam no ambiente digital, a ClearSale induz um efeito de rede que potencializa o combate aos golpes e simplifica a aprovação de transações legítimas, melhorando a experiência do cliente.
No segmento financeiro, a empresa foi pioneira na criação de um produto para atender à Resolução nº 6 do Banco Central, que determina que todas as empresas do setor compartilhem entre si informações sobre golpes ou tentativas de fraude sofridas. “Fomos a primeira empresa a oferecer essa solução gratuitamente para o mercado, apoiando a interoperabilidade entre as empresas, porque acreditamos que, colaborando e gerando efeito de rede, lutamos todos juntos contra o inimigo comum que é o fraudador”, ressalta Mônaco.
Em 24 anos de atuação, a ClearSale reuniu um dos maiores data lakes do país sobre o comportamento do consumidor brasileiro e os riscos de fraude nas operações. “Hoje, em mais de 99% das transações que recebemos, temos pelo menos alguma informação sobre a pessoa que está tentando realizar aquela operação”, afirma o CEO.
Ao utilizar os dados existentes de forma eficiente, a empresa busca não apenas combater as fraudes, mas também garantir a aprovação de transações legítimas com o mínimo estresse e intervenção do consumidor possível, evitando processos demorados como a necessidade de enviar documentos ou fotos adicionais. Isso não apenas agiliza o processo de compra, mas também melhora a percepção do cliente em relação à marca, fortalecendo a confiança e reduzindo as frustrações relacionadas a compras bloqueadas indevidamente. “Nosso propósito é tornar a vida digital mais simples, segura e justa”, reforça Mônaco.
Múltiplas Camadas de proteção
O portfólio da empresa conta com várias soluções nesse sentido. Um exemplo é a chamada autenticação segura, voltada ao setor financeiro. Ela busca simplificar o processo de onboarding de novos correntistas e a contratação de cartão de crédito, evitando fraudes sem tornar a jornada do cliente exageradamente trabalhosa e complexa. Segundo Mônaco, ela é capaz de aprovar mais de 70% das transações sem solicitar dados adicionais, reduzindo a fricção e melhorando significativamente a experiência do usuário. Com isso, apenas uma pequena parcela dos clientes precisa fornecer camadas adicionais de verificação, como fotos ou documentos ou validação biométrica..
Outra solução inovadora é voltada à concessão de crédito. Diferente do modelo tradicional, que se baseia em informações negativas dos birôs de crédito, a empresa utiliza uma base de dados de consumo para avaliar a capacidade de pagamento do cliente, com um viés positivo. Isso permite que instituições financeiras ofereçam crédito mais inclusivo e gerenciem adequadamente os limites de crédito dos clientes. “Um banco que adotou essa solução conseguiu fazer com que 3 milhões de clientes passassem a utilizar o seu cartão de crédito como o cartão principal”, afirma o executivo.
Outro produto da empresa procura evitar situações em que uma transação é aprovada pela loja virtual em que o consumidor está realizando sua compra, mas reprovada pelo banco, o que leva muitos clientes a utilizar outro cartão de crédito para concluir a operação. A solução utiliza as informações da ClearSale para mostrar ao banco que aquela transação é legítima, evitando esse desgaste.
O portfólio conta ainda com tecnologias para prevenir tentativas de golpe pelo próprio titular do cartão, conhecidas como autofraude; identificar pessoas comuns utilizadas em esquemas criminosos como “laranjas”; auxiliar empresas na gestão de disputas de chargeback, como é chamado o processo de investigação da veracidade de uma queixa de golpe; identificar e eliminar sites ou links falsos com o nome da empresa cliente; entre outros produtos.
Diferenciais competitivos
A empresa, diz Mônaco, se destaca em uma série de quesitos. Um dos principais é a profundidade, a qualidade e o tratamento dos dados que acumula há 20 anos não apenas para combater os golpes, mas também para evitar erros que poderiam prejudicar pessoas indevidamente marcadas como fraudadoras. “Não é só ter o dado. É preciso cuidar do dado constantemente e garantir que ele tenha boa qualidade, porque senão você gera um efeito perverso na gestão de risco”, ele justifica.
Outro diferencial é possuir uma das mais avançadas infra estruturas tecnológicas do setor, incluindo biometria, documentoscopia e análise detalhada de dispositivos. Entre as tecnologias empregadas, um destaque é o uso de Inteligência Artificial (IA). “Todas as nossas soluções são nativas de IA, desde muito antes do boom. Nosso processo biométrico tem IA, nossa captura de documentos tem IA, nossos algoritmos para prever se a pessoa é um laranja ou se vai ser bom pagador tem IA”, diz o CEO. Com o advento da IA generativa, capaz de gerar respostas a partir de comandos dados em linguagem natural, a empresa passou a investir no uso dessa tecnologia em suas operações e soluções.
“Somos a empresa que mais conhece o comportamento digital do consumidor brasileiro através dos dados e combinamos várias tecnologias de ponta para resolver os inúmeros golpes e tentativas de fraude que existem”, ele enfatiza.
Além disso, a empresa conta com uma equipe dedicada de mais de 200 cientistas de dados especializados em gestão de riscos, refletindo uma experiência de duas décadas de dedicação exclusiva ao combate à fraude.
Graças a esse conjunto de forças, conclui Mônaco, a ClearSale tem condições de se antecipar às tendências de fraude, oferecendo os mais altos níveis de proteção para diversos segmentos empresariais.