Publicidade
A Renault e a parceira chinesa Geely planejam anunciar um acordo no final deste mês envolvendo cooperação das companhias no Brasil, sexto maior mercado de veículos do mundo, afirmaram três fontes à Reuters.
As duas montadoras criaram uma joint venture de motores no ano passado, batizada de Horse Powertrain, e, desde então, também começaram a vender carros produzidos em uma fábrica conjunta na Coreia do Sul.
Agora, as empresas estão planejando expandir ainda mais a parceria, envolvendo operações no Brasil. A ideia é a Geely usar a rede de concessionárias da Renault no país já neste ano para iniciar vendas de veículos de sua própria marca exportados da China, disseram duas das fontes.
As negociações acontecem em um momento de rápida expansão da participação de mercado de montadoras chinesas no país, principalmente por meio de importações de veículos elétricos e híbridos, algo que tem feito montadoras tradicionais avaliarem pedir ao governo federal ações antidumping.
Além da Renault, a Stellantis formou uma parceria com a chinesa Leapmotor para venda de veículos elétricos no Brasil e no Chile, iniciativa que deve ser lançada em abril.
O acordo da Geely com a Renault também prevê que o grupo chinês terá uma participação minoritária na Renault do Brasil, podendo utilizar a fábrica da montadora francesa em São José dos Pinhais (PR) para montar veículos no país, disseram as duas fontes. Não ficou imediatamente claro qual será o tamanho do investimento potencial da Geely na Renault do Brasil.
Continua depois da publicidade
Procurada no Brasil, a Renault não pode comentar o assunto de imediato. Representantes internacionais da montadora francesa e da Geely não se manifestaram.