Conteúdo editorial apoiado por

Entrevista exclusiva: as lições de liderança e gestão do CEO do Carrefour Brasil

Em uma conversa descontraída, Stephane Maquaire, CEO da varejista no Brasil, falou sobre o foco atual da empresa e sobre sua carreira

Equipe InfoMoney

Publicidade

Uma crise superada: é assim que Stephane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil, define a situação vivida entre a varejista de origem francesa e o governo e o agronegócio brasileiros.  

“Lidamos com essa crise de porte relevante nos aproximando de nossos parceiros frigoríficos para ouvir as dores que criamos com o comunicado. Também ficamos perto do governo brasileiro, através de seu embaixador”, conta Maquaire, que participou do programa Do Zero ao Topo, do InfoMoney, com apresentação de Mariana Amaro. 

O comunicado ao qual Maquaire se refere foi emitido em novembro por Alexandre Bompard, CEO do Carrefour na França. Na ocasião, Bompard anunciou que a rede pararia de vender carne do Mercosul nas lojas francesas.

A informação foi interpretada, no Brasil, como uma crítica e resistência ao produto brasileiro, contudo, a agilidade de Maquaire em lidar com a questão foi essencial para dissipar o mal-entendido.

Para Maquaire, o desentendimento com frigoríficos, que chegaram a interromper o fornecimento à rede no país, “ficou para trás” e o aprendizado que o episódio deixou foi sobre a agilidade na resposta. “Isso [a resolução rápida] foi bom tanto para os frigoríficos como para nossos negócios no Brasil e os clientes”, afirmou.

Lições de liderança

Na entrevista exclusiva, para além de gestão de crise, Maquaire falou sobre o papel do líder. “O líder mostra o caminho e não adiantar apenas ‘falar’, é preciso mostrar [o caminho], fazer pelo exemplo”, diz.

Continua depois da publicidade

Para Maquaire, a presença do líder é essencial nos momentos positivos, mas, principalmente, nos momentos mais duros. “Um líder tem que ser presente. Não é possível liderar de ‘fora'”, resume.

“A mudança mais forte que vivemos quando passamos de liderado a líder é a solidão. As pessoas que querem ser CEOs precisam se preparar um pouquinho para isso.”

— Stephane Maquaire, CEO do Carrefour Brasil

O executivo citou ainda a importância da comunicação clara e de contextualizar o time, especialmente quando é necessário tomar decisões difíceis, em situações que afetam diretamente a vida dos colaboradores. “Quando decidimos no final do ano passado, fechar as lojas da rede Todo dia, não foi uma decisão fácil – nunca é, para um varejista, tomar uma decisão como essas – mas tínhamos que fazer, porque era a decisão correta. Era a minha responsabilidade”, afirma.

Para conhecer mais lições de liderança e descobrir outros capítulos da história de Stephane e da empresa, veja o episódio especial completo publicado nesta segunda-feira (10) no Do Zero ao Topo. O programa está disponível em vídeo no YouTube e em sua versão de podcast nas principais plataformas de streaming como ApplePodcasts,  SpotifyDeezerSpreakerCastbox e Amazon Music.

Continua depois da publicidade

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano de vida e traz, a cada sexta-feira, a história de mulheres e homens de destaque no mercado brasileiro, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como Fernando Simões, do Grupo Simpar; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; o empresário Abílio DinizRodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso.