Conteúdo editorial apoiado por

CEO da Intel, Pat Gelsinger, anuncia aposentadoria; ações sobem 5%

Gelsinger assumiu a fabricante de chips em dificuldades em 2021, mas a situação da empresa piorou ainda mais

Equipe InfoMoney

Publicidade

A Intel anunciou nesta segunda-feira (2) que o CEO Pat Gelsinger se aposentou da empresa, com efeito imediato em 1º de dezembro.

A Intel nomeou dois co-diretores executivos interinos enquanto o conselho de administração procura um novo CEO: David Zinsner, atual CFO e vice-presidente executivo da Intel, e Michelle Johnston Holthaus, atual CEO da Intel Products.

As ações da Intel subiam 5% durante as negociações pré-mercado.

Continua depois da publicidade

O presidente interino da Intel, Frank Yeary, disse: “Pat passou seus anos formativos na Intel e depois voltou em um momento crítico para a empresa em 2021. Como líder, Pat ajudou a lançar e revitalizar a fabricação de processos ao investir em fabricação de semicondutores de última geração, enquanto trabalhava incansavelmente para impulsionar a inovação em toda a empresa.”

A aposentadoria de Gelsinger ocorre uma semana após a Intel e o escritório da Lei de Chips e Ciência finalizarem uma concessão de US$ 7,86 bilhões, que está prevista para financiar os planos de construção de fábricas da empresa.

Gelsinger assumiu a fabricante de chips em dificuldades em 2021, mas a situação da empresa piorou ainda mais. A Intel tem enfrentado um declínio prolongado devido a perdas de participação de mercado em seus negócios principais e à incapacidade de entrar no mercado de inteligência artificial. As ações da empresa caíram 52% no acumulado do ano.

Continua depois da publicidade

No final de setembro, surgiram notícias de que a Qualcomm havia procurado a Intel sobre uma possível aquisição.

Tópicos relacionados