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(Reuters) – A China deu permissão para um primeiro grupo de montadoras de veículos realizar testes em veículos com tecnologias avançadas de direção autônoma em vias públicas, como parte de um plano para acelerar a adoção de carros sem motorista.
Os testes, cuja permissão foi concedida a nove montadoras, envolvem tecnologias de condução autônoma de nível 3 e serão realizados por fabricantes como BYD e Nio, bem como por grandes estatais como Changan Automobile, GAC e SAIC, de acordo com o Ministério da Indústria. Operadores de frotas, como empresas de transporte por aplicativo, também participarão dos testes.
A indústria automotiva definiu cinco níveis de direção autônoma, abrangendo recursos de assistência ao motorista, como controle de cruzeiro no nível um, até carros totalmente autônomos no nível cinco.
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A China emitiu a diretriz do esquema nacional em novembro passado para começar a aceitar solicitações de empresas que buscam implementar veículos de direção totalmente autônomos para adoção em massa.
No plano, os motoristas dos veículos de teste podem tirar as mãos dos volantes, e as montadoras e operadoras de frotas assumem a responsabilidade pela segurança.
O ministério disse que o teste abrirá caminho para a comercialização de tecnologias de condução autônoma mais avançadas, sem entrar em detalhes. Os executivos das montadoras disseram que foi um passo a mais para permitir que os veículos de nível três sejam vendidos e usados por compradores individuais e operadores de frotas.
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Pelo menos 10 montadoras e fornecedores, incluindo Huawei e Xpeng, têm oferecido recursos de direção autônoma de nível dois na China, que ainda exigem um motorista atento e com as mãos no volante.
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