Oferecido por

Brasil movimenta US$ 30,3 bilhões em viagens corporativas

Crescimento do setor deve impulsionar plataformas de gestão de viagens como a Kontrip, que projeta crescer 150% no próximo ano com soluções voltadas a médias e grandes empresas

MoneyLab

Publicidade

O mercado de viagens corporativas está em plena ascensão, e as projeções são otimistas. Segundo a Global Business Travel Association (GTBA), entidade que representa o setor em nível global, os gastos anuais com viagens corporativas no Brasil devem atingir US$ 30,3 bilhões em 2024, crescendo ao ritmo de 6% ao ano. Empresas entendendo o papel da proximidade com clientes e fornecedores como principal impulsionador para tração, escala e expansão de negócios. Enquanto isso, o mercado vem buscando cada vez mais soluções que otimizem e gerem eficiência financeira e operacional para gestão de viagem.

Essas soluções vão muito além de simples plataformas de reservas. Elas assumem o papel estratégico de parceiros de negócios, auxiliando as corporações a otimizar seus processos e, sobretudo, a reduzir custos. No Brasil, uma das principais representantes desse setor é a Kontrip, pioneira e líder de mercado em gestão de viagens para empresas médias e grandes, com mais de 5 mil clientes.

A travel tech foi criada em 2017 pelo Grupo Kontik, que atua há mais de 70 anos no setor de viagens corporativas, com a missão de democratizar o acesso a tecnologias que, até então, eram privilégio apenas das maiores companhias do País. A plataforma oferece a gestão completa das viagens corporativas, desde o planejamento até a execução, tudo de forma centralizada.

Continua depois da publicidade

Eficiência e redução de custos

O CEO da Kontrip, Alexandre Berbel, explica que a plataforma foi desenvolvida com foco na eficiência e na redução de custos. “O objetivo é permitir que as empresas foquem em suas atividades principais, enquanto nós gerenciamos toda a parte de viagens, desde passagens aéreas e hospedagem até aluguel de carros e seguros”, afirma. Com mais de 100 mil hotéis, 100 companhias aéreas e 100 locadoras de veículos integradas ao sistema, a Kontrip possibilita uma experiência fluida, sem burocracia e com atendimento especializado 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Um dos maiores diferenciais da Kontrip, ressalta Berbel, é a sua facilidade de uso. “Oferecemos uma plataforma intuitiva, onde o cliente consegue resolver tudo de forma rápida, desde a compra até a gestão das viagens. Com poucos cliques, ele pode cancelar, remarcar ou reservar um voo internacional de maneira rápida e prática”, afirma o executivo.

Continua depois da publicidade

Outro ponto forte da Travel Tech, ele acrescenta, é contar com a força do Grupo Kontik, um dos maiores players do setor de viagens corporativas do País, em negociações com companhias aéreas, redes de hotéis e outros fornecedores de serviços, o que resulta em condições mais vantajosas para os clientes.

Além disso, ele destaca que, por ser uma ferramenta intuitiva e que leva agilidade aos clientes, tarefas que atualmente demandam muito tempo, como pesquisar em diversos lugares, reservar e pagar separadamente por um voo e um hotel, na Kontrip o cliente realiza tudo isso em poucos minutos e com segurança. “Essa agilidade salva o tempo dos nossos clientes”, destaca o executivo.”

Insights valiosos

Continua depois da publicidade

Além da praticidade, a plataforma oferece uma ampla gama de relatórios e dashboards que permitem às empresas monitorar suas despesas com viagens. “Nossa plataforma gera insights valiosos, por exemplo, sobre destinos mais visitados, os principais fornecedores utilizados, os funcionários que mais viajam. Isso ajuda as empresas a tomarem decisões estratégicas e a otimizarem ainda mais seus gastos”, explica o CEO. Com isso, as corporações podem identificar gargalos e oportunidades de economia, como o controle sobre os gastos de diferentes departamentos ou a comparação de custos entre destinos frequentes.

Outro diferencial importante da plataforma, aponta Berbel, é o atendimento ágil e personalizado aos clientes. “Oferecemos atendimento 24/7, sem burocracia. O cliente manda uma mensagem por WhatsApp e, em poucos minutos, resolvemos a questão”, ele exemplifica. Esse atendimento próximo é fundamental para garantir que as empresas mantenham suas operações de viagem funcionando de forma eficiente e sem interrupções.

Além disso, a Kontrip se destaca pela sua forte preocupação com a segurança. A plataforma utiliza tecnologias avançadas de autenticação e criptografia para garantir que todas as informações dos clientes estejam protegidas. “Temos certificações como ISO 27001 e PCI, que atestam a segurança dos dados que gerenciamos. Sabemos que, para as empresas, segurança é um fator primordial, e estamos sempre aprimorando nossas tecnologias para garantir a proteção de nossos clientes”, explica Berbel.

Continua depois da publicidade

Plano para crescer 150%

Como parte do Grupo Kontik, a Kontrip conta com o respaldo de um dos maiores players de viagens corporativas do Brasil, que fatura mais de R$ 2 bilhões por ano e vem investindo em um plano ambicioso de expansão de sua Travel Tech. “Estamos projetando um crescimento de 150% para o próximo ano”, afirma o executivo, que chegou à empresa em agosto para liderar esse processo, depois de ter atuado em uma das maiores companhias de tecnologia do mundo e uma das principais companhias aéreas do Brasil.

O plano envolve a abertura de novos escritórios em cidades estratégicas. A empresa, que tem sede em São Paulo, acaba de inaugurar uma filial em Porto Alegre, abrirá outra em Belo Horizonte, em novembro, e no início de 2025 passará a ter unidades também em Curitiba, Goiânia, Recife e Macaé (RJ). “Estamos investindo tanto em tecnologia quanto na regionalização do atendimento. Queremos estar fisicamente mais próximos dos nossos clientes”, diz Berbel.

A empresa também está trabalhando em uma nova fase da plataforma, que será lançada no início de 2025. Segundo o CEO, essa evolução tecnológica trará uma nova disrupção ao mercado, oferecendo soluções que hoje são acessíveis apenas às corporações de maior porte. “Estamos desenvolvendo uma versão ainda mais poderosa e inovadora da nossa plataforma. Nossa meta é oferecer às empresas médias e grandes as mesmas ferramentas utilizadas pelas maiores companhias do mundo”, revela.

Tópicos relacionados

MoneyLab

MoneyLab é o laboratório de conteúdo de marcas do InfoMoney. Publicidade com criatividade e performance a favor de grandes ideias. Publicamos conteúdos patrocinados para clientes e parceiros.