Conteúdo editorial apoiado por

Brasil dobra exportações de ovos em novembro

Estimativa da indústria é que ritmo de crescimento se mantenha “significativamente superior” aos anos anteriores

Alexandre Inacio

Publicidade

As exportações brasileiras de ovos dobraram de tamanho em novembro. No mês passado, o país embarcou 788 toneladas, entre produtos in natura e processados, ante as 394 toneladas exportadas em novembro do ano passado.

Em receita, as vendas externas tiveram um crescimento de 36,4% em novembro, para US$ 2 milhões, conforme dados levantados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

“O Chile tem incrementado fortemente suas importações de ovos do Brasil. No acumulado do ano já se posicionou como terceiro principal destino e é o atual principal importador mensal”, disse o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

No acumulado de janeiro a novembro, as exportações de ovos cresceram 170% na comparação com o mesmo período do ano passado e alcançaram 24,5 mil toneladas. Em receita, o aumento foi de 187%, para os atuais US$ 60,7 milhões

No ano, o Japão segue como principal destino das exportações, com 10,36 mil toneladas. Os importadores japoneses elevaram em 947% suas compras em relação ao volume importado entre janeiro e novembro de 2022.

Na sequência estão Taiwan, com 5,38 mil toneladas (sem registros de embarques no ano anterior) e Chile, com 2,58 mil toneladas (1.208% maior que o registrado nos onze primeiros meses de 2022).

Continua depois da publicidade

Segundo Santin, a expectativa da indústria é que as exportações brasileiras sigam crescendo em patamares “significativamente superiores” aos apresentados ao longo dos últimos anos.