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(Reuters) – A Boeing vai retomar nesta quarta-feira (18) negociações trabalhistas com sindicato que iniciou uma greve na semana passada na presença de mediadores do governo dos Estados Unidos, depois de não chegarem a um acordo sobre questões fundamentais, como salários e planos de aposentadoria, informou a Associação Internacional de Maquinistas e Trabalhadores Aeroespaciais.
O sindicato, cujos membros entraram em greve na última sexta-feira (13), tem pressionado por um aumento de 40% ao longo de quatro anos em suas primeiras negociações contratuais completas com a Boeing em 16 anos, bem acima da oferta da fabricante de aviões de 25%, que foi rejeitada pelos trabalhadores.
Uma greve prolongada pode custar à Boeing vários bilhões de dólares, prejudicando ainda mais as finanças da fabricante de aviões e ameaçando rebaixar sua recomendação de crédito, segundo analistas.
“Após um dia inteiro de mediação, estamos frustrados, pois a empresa não estava preparada e não estava disposta a abordar as questões que vocês deixaram claro que são essenciais para encerrar essa greve: Salários e pensões”, disse o sindicato que representa mais de 30 mil funcionários da Boeing na rede social X após uma reunião na terça-feira.
“A empresa não parece estar levando a mediação a sério. Com uma votação de 96% na greve, pensamos que a Boeing finalmente entenderia que os maquinistas do IAM 751 estão exigindo mais. Estamos lutando pelo que é certo e justo – pelo que conquistamos nos últimos 16 anos”, acrescentou.
A greve, que entra no sexto dia nesta quarta-feira, é a primeira da Boeing desde 2008 e é o último evento em um ano tumultuado para a fabricante de aviões, que começou com um incidente em janeiro, quando uma porta desativada de jato novo 737 MAX se desprendeu da aeronave em pleno voo, deixando os passageiros expostos ao ambiente externo.
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A Boeing e o Serviço Federal de Mediação e Conciliação dos EUA não comentaram o assunto fora do horário comercial.
A greve interrompeu a produção dos jatos 737 MAX, modelo mais vendido da Boeing, juntamente com as aeronaves de fuselagem larga 777 e 767, atrasando as entregas às companhias aéreas.